Ideia Legislativa
A população envelhece, temos que ter locais onde o idoso possa ficar durante o dia, para que seus filhos possam trabalhar despreocupados.
Um problema crescente na sociedade brasileira é que pessoas que querem trabalhar não podem pois tem que cuidar de um dos seus pais que é idoso e tem alguma limitação que requer atenção constante. Exemplo "Alzheimer". Normalmente uma mulher (filha ou não), acaba por assumir a função, mesmo as vezes tendo formação e podendo trabalhar fora. Só não o faz pois a prioridade passa a ser esse ente querido. Estudos demonstram alguns problemas: 1) Nessa situação ambos, tanto o idoso como o cuidador podem ficar expostos a conflitos originários desse convívio forçado gerando um stress constante e perigoso. 2) O mais adequado seria o idoso ter contato com outros idosos que seria mais saudável. 3) O cuidador poderia exercer uma atividade e acaba não o fazendo gerando mais stress. 4) A família pode ter filhos que também tem as suas vidas muito afetada. Exemplo a mãe não pode levar um filho a uma pracinha ou acompanhar pois o idoso requer vigilância.
A questão é ter locais onde os idosos possam se encontrar e lá nesse local poderem ficar durante o dia. Logicamente profissionais são necessários. Existe já muitas instituições que cobram por manter em tempo integral o idoso, para isso a estrutura é grande e cara. Caso essas instituições pudessem aceitar idosos não em tempo integral, similar a uma creche os seus custos poderiam ser reduzidos em função da entrada extra de recursos poderia melhorar o local e poderia ter alguns profissionais que trabalhariam somente em horário regular com maior flexibilidade horaria para os trabalhadores. Isso possivelmente estimularia a criação de mais instituições como essas. Temos que regulamentar de alguma forma que isso seja possível e que tenha uma proporcionalidade adequada entre idosos moradores e "creche". Já existe esse modelo em outros lugares do mundo, como no Japão. Estimular a criação desses locais deve ser uma função de Estado. Existindo locais assim os filhos poderiam deixar o seu pai ou mãe, ir trabalhar e quando voltar pegava o seu pai ou mãe e poderiam dividir o seu dia. O pai ou mãe poderia ter mais liberdade pois poderia deixar seus filhos na escola e no outro turno (quando não integral) dar atenção adequada.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
19/07/2016
Ideia proposta por
RINALDO D. - RS

Confirma?