Ideia Legislativa
Quintuplicar o número de Congressistas, reduzir em 1/5 os salários e verbas deles. Mandato de Senador com 4 anos em eleição proporcional.
Há uma concentração de poder decisório em curso. Em 1988, quando fizeram nossa Constituição e determinaram que haveria 513 Deputados Federais, a população brasileira era de 144,5 milhões de habitantes. Ou seja, cada Deputado Federal deveria representar, em média, 281,7 mil pessoas. Em 2015, com uma população de 204,5 milhões de pessoas e o mesmo número de Deputados Federais, cada um deles é responsável por representar, em média, 398,6 mil pessoas. Ou seja, as minorias naquela época já saíram prejudicadas, e cidades pequenas já custavam a eleger deputados. Agora a dificuldade é ainda maior. No Senado isso se agrava ainda mais, pois o processo concentra todo o poder nas mãos de apenas 3 representantes por Estado, que cumprem mandatos de 8 anos, sendo que em um pleito se elege 2 senadores e 4 anos depois se elege apenas 1.
Por isso a melhor saída é quintuplicar o número de Congressistas e reduzir em 1/5 os Subsídios e verbas deles. Vejam os benefícios: - O custo do Congresso será o mesmo. - Dificilmente um mesmo grupo político elegerá os 3 senadores de um Estado, como vemos acontecer hoje. - Teremos 5 vezes mais fiscais do dinheiro público. - A sensação de representatividade aumentará, pois cada Deputado Federal representará 79,7 mil pessoas, bem menos que as atuais 398,6 mil pessoas. - As minorias de Estados e cidades pequenas estarão mais bem representadas. - Haverá maior dispersão de poder decisório, o que inviabiliza a corrupção. - Os salários dos congressistas ficarão mais compatíveis com os da população, aproximando a realidade dos legisladores com a do povo. - A medida espantará aqueles que vêm a política como meio de enriquecimento.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
15/06/2016
Ideia proposta por
LUIZ A. D. F. F. J. - MG

Confirma?