Ideia Legislativa
Ampla divulgação dos editais das licitações com envio ou obtenção dos arquivos digitais sem necessidade de visita presencial.
Muitos editais de licitações públicas são não possuem ampla participação pelas empresas simplesmente pela fato do governo não querer disponibilizar pela internet, obrigando os interessados em comparecer pessoalmente, mesmo que seja para pegar arquivos simples elaborados em programas simples como Word e em PDF. Essas exigências tem eliminado a participação de muitas empresas nas licitações, privilegiando apenas a do interesse do licitante. Quando não se tem acesso às informações do edital, as empresas nesse caso são obrigadas a comparecer no município para pegar o edital pessoalmente e deverão comparecer no dia da apresentação das propostas de preços se esse processo realmente estiver dentro das suas atribuições profissionais e interesses, o que faz com que seja desfavorável para os riscos sobre um conteúdo não conhecido.
Todos os arquivos são elaborados em meios digitais, o que facilita o envio dos arquivos por meios eletrônicos pela Internet ou pode ser deixado para que possam ser baixados em sites das instituições, inclusive muitas instituições já enviam até mesmo os grandes arquivos que ficam disponibilizados em nuvem quando são grandes demais para serem enviados por e-mail. Para que se tenha uma participação mais ampla e séria, toda licitação pública deve disponibilizar todos os documentos de um edital de licitações públicas por meio digital e pela internet, ou deverá ser impugnado por não ter dado a oportunidade de participação de todas às empresas interessadas, prejudicando os interesses coletivos para se conseguir o melhor preço com a a empresa que tiver a melhor técnica.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
09/01/2016
Ideia proposta por
ANTONIO J. D. M. S. - PE

Confirma?