Ideia Legislativa
Aposentadoria parcial, na qual o aposentado trabalha em meio período, com a redução salarial compensada integralmente pela Previdência
Na aposentadoria "total", o aposentado enfrenta alguns problemas, sendo o mais grave o sentimento de inutilidade e isolamento. Além disso, o empregador sofre a perda de um empregado experiente e tem de selecionar e treinar um novato, passando por um período de menor produtividade. Outro problema é que, com o aumento da expectativa de vida e a diminuição da média de filhos por pessoa, a Previdência Social certamente enfrentará desafios econômicos. O que se quer com a aposentadoria parcial também é evitar que, para solucionar o desafio, mudem-se as regras no sentido de aumentar a idade para se aposentar.
Com a aposentadoria parcial, o segurado tem a opção de trabalhar menos e ganhar o mesmo, evitando o sentimento de inutilidade e isolamento pelo qual muitos passam. O empregador terá a oportunidade de, além de manter o empregado de mais experiência, contratar um novo empregado para trabalhar também em meio período, injetando "sangue novo" no negócio, mas sem aumentar custos, pois o que se reduziu com o aposentado parcial será repassado para o novato. Portanto, a inserção no mercado de trabalho será facilitada. Além de tudo isso, a Previdência Social será duplamente beneficiada, pois terá menos despesas com aposentados ao mesmo tempo que terá mais contribuintes.
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
31/12/2015
Ideia proposta por
JONATHAN A. S. L. - PR

Confirma?