Ideia Legislativa
Projeto para controle máximo de passageiros em transportes públicos, evitando superlotação e aumento do contingente total.
Os transportes públicos atualmente apresentam superlotação em diversos momentos, especialmente nos horários de rush das capitais. Cito como exemplo o MetroRio, Rio de Janeiro, onde pessoas passam mal e precisam ser removidas do carro e serem atendidas (tomar um ar). Entretanto não é um problema único do Metro ou do Rio de Janeiro. Todos os meios de transporte possui (ou deveria possuir) um número máximo de passageiros (como ônibus, que varia entre 40~44 sentados e cerca de 20 em pé), a proposta é para fazer um controle eletrônico dos passageiros, de forma que não ultrapasse este máximo determinado pelos órgãos específicos.
SOLUÇÕES PROPOSTAS; Para os ônibus: duas roletas, uma na entrada e outra na saída, ligadas a um contador exibido do lado de fora em um painel luminoso de bom tamanho (para que os passageiros possam saber total de vagas disponíveis no ônibus) e outro interno para consulta do motorista/trocador. Cada vez que um passageiro entrar o contador diminui, e toda vez que sair, o contador aumenta. Para cadeirantes, uma porta central sem roleta. Para metrôs e trens: todas as roletas da estação ligadas a um servidor central, de forma que a quantidade de pessoas que saiu de uma estação "A" seja o máximo liberado da estação "B", trabalhando sempre na ideia de diferença de fluxo entre estações. Em todos os casos, haverá a necessidade de diminuir o intervalo de espera entre os transportes. Colocando mais unidades em trânsito (para isso pode ser necessário licitações com as empresas exigindo uma quantidade "X" de veículos por linha em circulação). E com o aumento de contingente, uma alternativa para escoar o "excesso" é alterar algumas rotas e extinguir o método "ponto inicial/ponto final" (sair do ponto "1" e chegar no ponto "2", adotando o método "circular" (sair do ponto "1" realizar todo o percurso e só parar quando retornar ao ponto "1" novamente).
20 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
28/02/2015
Ideia proposta por
LEONARDO F. D. A. - RS

Confirma?