Ideia Legislativa
Criaçao, pelo governo federal do Estado brasileiro, de um instituto brasileiro para difundir a língua e a cultura brasileiras no exterior
No exterior, a lingua e a cultura brasileiras estão nas maos de iniciativas privadas de expatriados compromissados com o lucro e não com a difusão da diversidade cultural do Brasil. Muitas vezes, atraves de associações e ONGs, vários brasileiros no exterior ensinam a língua e a cultura brasileira reforçando estériotipos. Eles criam associações explorando a miséria do pais para sensibilizar e coletar dinheiro dos estrangeiros que admiram o Brasil. O Estado brasileiro, através do governo federal, precisa criar um Instituto Brasileiro regulamentando a oferta da língua e da cultura brasileira no exterior como um serviço publico. Por meio de concurso publico, o Estado contara com profissionais qualificados e realmente comprometidos com a difusão da língua e da cultura brasileira no exterior. A França tem a Alliance Française, a Alemanha o Instituto Goethe, etc. Criar um Instituto Brasileiro de difusão da língua e da cultura brasileira no exterior é uma questão estratégica muito importante para diplomacia brasileira. Esse instituto poderia também servir de ponte entre os brasileiros no exterior e o governo federal.
Um Instituto brasileiro no exterior é uma maneira de reconhecer a crescente importância do Brasil no cenário mundial. Mais e mais pessoas querem aprender o português e querem conhecer mais sobre a cultura brasileira. Não podemos deixar nosso patrimônio cultural ser difundido por uma minoria de brasileiros expatriados no exterior. Esses são, em sua maioria, empresários que não conhecem a cultura brasileira como um todo. Eles difundem uma imagem do Brasil estereotipada e de acordo com o que o que lhe traz mais dinheiro. Eles fazem do Brasil um simples produto de negocio. Nos precisamos de pessoas verdadeiramente interessadas em difundir a língua e a cultura brasileira na sua diversidade e complexidade. Além disso, muito desses empresários criam site para arrecadar dinheiro para, por exemplo, "crianças pobres do Brasil". Eles perpetuam a imagem de um Brasil miserável para sensibilizar os estrangeiros admiradores do Brasil e, assim, arrecadar dinheiro. Porém, essa atividade não é fiscalizada pelo governo brasileiro, pois é uma atividade feita no exterior. Por sua vez, as autoridades dos países estrangeiros também não fiscalizam pois não é muito complicado investigar se o dinheiro arrecado é enviado ou não ao Brasil. Enfim, tem muita corrupção entre as Embaixadas brasileiras no exterior e uma elite de brasileiros no exterior que controlam a marca "Brasil". Criando um instituto brasileiro sob fiscalização do Estado, os outros brasileiros no exterior podem exigir fiscalização e qualidade no serviço prestado. Isso também favorece os estrangeiros que querem saber mais do Brasil, pois eles poderão fazer confiança num Instituto respeitado com funcionários escolhidos por meio de concurso publico.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
19/12/2014
Ideia proposta por
ALINE M. - SP

Confirma?