Combate ao crime organizado no Brasil é tema do TV Senado Live
O crime organizado e suas facções desafiam as forças de segurança pública. O Senado instalou uma CPI para investigar o crime e gerar respostas para o enfrentamento a essas facções. No TV Senado Live desta sexta-feira (14/11), o presidente da Adepol do Brasil, Rodolfo Laterza, e o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marivaldo Pereira, comentam a PEC da Segurança Pública, a CPI do Crime e o Projeto de Lei Antifacções. O programa será ao vivo, às 9h da manhã.
Em outubro, uma operação policial no Rio de Janeiro acendeu um alerta grave sobre o tamanho do desafio de combater o crime organizado no país. O problema das facções criminosas cresce e se espalha pelas cinco regiões. No TV Senado Live, dois especialistas em segurança pública respondem a perguntas sobre as iniciativas do Estado para o enfrentamento do crime.
A CPI do Crime Organizado instalada no Senado, a PEC da Segurança Pública e o Projeto de Lei Antifacções devem endurecer a batalha, aumentar as penas e aprimorar as ações das forças policiais. A expectativa é que as iniciativas do Governo e do Congresso Nacional mudem o cenário e reduzam a violência e a sensação de insegurança que toma conta de várias capitais brasileiras e se alastra para o interior. A equiparação das facções a grupos terroristas é um dos pontos polêmicos das propostas legislativas para a segurança pública.
No TV Senado Live, o público vai conhecer melhor os projetos e poderá enviar ou fazer perguntas ao vivo para os entrevistados. Para participar, internautas e telespectadores podem enviar perguntas e comentários pelas redes sociais da TV Senado ou pelo portal e-Cidadania.