Maioria dos brasileiros apoia a criação de uma lei contra fake news

Pesquisa nacional realizada pelo DataSenado sobre o PL 2.630/2020, que tem o objetivo de combater a disseminação de conteúdo falso na internet, mostra preocupação de brasileiros com a quantidade de notícias falsas divulgadas nas redes sociais.
18/06/2020 15h00

O Instituto DataSenado realizou pesquisa nacional para ouvir a opinião dos brasileiros sobre redes sociais e o Projeto de Lei no 2.630/2020, de autoria do senador Alessandro Vieira Cidadania – SE), que tem o objetivo de combater a disseminação de conteúdo falso na internet. Entre os dias 9 e 11 de junho, foram entrevistados por telefone 1.200 brasileiros com mais de 16 anos, em amostra representativa da população brasileira.

Maioria dos brasileiros apoia a criação de uma lei contra fake news

Os resultados mostram que 78% dos brasileiros têm ou já tiveram perfis em redes sociais. E a maioria dos cidadãos que integram esse grupo (87%) está em alguma medida preocupada com a quantidade de notícias falsas divulgadas nessas plataformas.

 

 

 

Três em cada quatro (76%) usuários de redes sociais concordam que, nesses ambientes virtuais, notícias falsas ganham mais visibilidade que notícias verdadeiras. Aproximadamente nove em cada dez (93%) acreditam que as notícias falsas trazem riscos para a sociedade no momento atual de pandemia.

 

 

Nesse sentido, 84% dos brasileiros que usam ou já usaram redes sociais avaliam que a criação de uma lei de combate às fake news vai contribuir para a redução da quantidade de notícias falsas nessas plataformas. Os dados também mostram que 66% dos usuários sabem que o Congresso Nacional está debatendo uma proposta de lei para combater as notícias falsas em redes sociais.

 

 

 

Nove em cada dez usuários acham que redes sociais devem verificar publicações

A ampla maioria dos usuários brasileiros de redes sociais (94%) acredita que as empresas responsáveis por essas plataformas devem verificar se as informações publicadas por usuários são verdadeiras.

 

 

Além disso, 94% concordam que as redes sociais devem colocar um alerta em publicações que contenham informações falsas e 93% consideram que as redes sociais devem diminuir o alcance de publicações que contenham informações falsas.

 

 

 

Do mesmo modo, 97% dos usuários pensam que o usuário de rede social que faz uma publicação com informação falsa deve ser informado pela plataforma.

 

 

Maioria acha que perfis controlados por robôs devem ser identificados

Pouco mais da metade dos usuários (54%) têm conhecimento de que há, nas redes sociais, perfis controlados por programas de computador, os chamados "robôs". Nesse grupo, 82% sabem que robôs também são usados para espalhar notícias falsas e 75% acham que os perfis controlados por robôs devem conter avisos que os identifiquem como tais.

 

 

 

 

Brasileiros utilizam com mais frequência o Whatsapp como fonte de informação

Em relação à frequência de uso dos meios de comunicação e das redes sociais como fonte de informação, o WhatsApp é o mais frequentemente usado (64%), seguido pela televisão (58%) e por sites de notícias (39%).

 

 

Mais da metade (58%) dos usuários de redes sociais dizem compartilhar notícias em redes com pouca frequência. Por outro lado, 32% afirmam nunca compartilhar.

 

 

Perguntados se já decidiram voto em período de eleições, com base em informações vistas em redes sociais, 23% disseram que já o fizeram com base em informações vistas no Facebook, e 21% com base no que viram no WhatsApp.

 

 

As amostras do DataSenado são totalmente probabilísticas. Nas entrevistas são feitas perguntas que permitem estimar a margem de erro para cada um dos resultados aqui divulgados, calculados com nível de confiança de 95% (Anexo 1 do relatório). Dessa forma, não existe uma única margem de erro para toda a pesquisa (aproximação usual em pesquisas que não são totalmente probabilísticas). As entrevistas foram distribuídas por todas as unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis, com alocação proporcional à população de cada UF.

Pesquisa nacional realizada pelo DataSenado sobre o PL 2.630/2020, que tem o objetivo de combater a disseminação de conteúdo falso na internet, mostra preocupação de brasileiros com a quantidade de notícias falsas divulgadas nas redes sociais.