15. É possível fazer pedidos de pesquisa nos arquivos do Senado Federal a distância?
Os órgãos públicos situados em qualquer localidade do país e as pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas fora da cidade de Brasília podem recorrer ao serviço de atendimento a distância, que fornece informações sobre o acervo e sobre os instrumentos de pesquisa do Senado Federal.
O atendimento a distância faz apenas um levantamento preliminar do acervo, não efetuando pesquisas ou buscas exaustivas, tampouco a seleção de documentos iconográficos ou de imagens em movimento. Essas devem ser feitas pelo interessado por meio de agendamento prévio no Serviço de Atendimento ao Usuário, pelo e-mail arquivo@senado.leg.br.
Ao solicitar as informações, é importante fornecer o maior número possível de dados, visando à agilidade do atendimento. Após o recebimento da solicitação, a Coordenação de Arquivo fará a indicação do documento localizado no fundo/coleção ou bibliografia, o orçamento referente ao serviço de reprodução, a Guia de Recolhimento da União (GRU) a ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil ou uma comunicação sobre a impossibilidade do atendimento. Sempre que possível, serão indicadas outras instituições que possuem acervos de interesse do usuário.
Os prazos de resposta às consultas a distância variam em função do grau de dificuldade na recuperação da informação e da quantidade de cópias dos documentos. A prestação de informações é gratuita, são cobrados apenas os serviços de reprodução de documentos, de acordo com o Ato da Comissão Diretora 16/2005.