Ferramentas Pessoais
Acessar

Chamada especial de artigos

Equidade e inclusão

 

A Revista de Informação Legislativa está realizando uma chamada especial de artigos com os seguintes eixos temáticos:

  • Equidade de gênero
  • Equidade de raça
  • Acessibilidade

Os artigos devem abordar os avanços e desafios relacionados a um ou mais desses eixos, no âmbito do Direito, Ciência Política ou Relações Internacionais.

A Revista

A Revista de Informação Legislativa (RIL) é uma publicação trimestral, produzida ininterruptamente pelo Senado Federal desde 1964. Sua missão é contribuir para a análise dos grandes temas em discussão na sociedade brasileira e, consequentemente, em debate no Congresso Nacional.

Submissão

Os autores poderão enviar seus artigos entre 1º de junho e 28 agosto de 2020 e devem obedecer às orientações editoriais constantes no site da Revista:

www.senado.leg.br/ril/como-publicar

Os artigos devem ser encaminhados por e-mail para ril@senado.leg.br – no título ou no corpo da mensagem, deve ser indicado explicitamente que o artigo enviado se destina à chamada especial sobre equidade e inclusão.

Seleção

A seleção será realizada em duas etapas.

Na primeira, os artigos serão submetidos a uma avaliação prévia segundo cinco critérios: ineditismo, adequação das referências às normas da ABNT, adequação à linha editorial, adequação aos eixos temáticos da chamada especial e adequação linguística (correção gramatical, clareza, concisão, coesão e coerência).

Encerrado o período de submissão, serão selecionados os artigos mais bem avaliados na primeira etapa. Os autores dos trabalhos não classificados para a fase seguinte serão notificados por e-mail.

Na segunda etapa, em processo de avaliação anônima (double blind review), cada artigo será examinado por dois pareceristas ad hoc com base em seis critérios: atualidade, relevância, originalidade, bibliografia, estrutura e linguagem científica. Em caso de discordância entre os pareceres, o artigo será submetido a um terceiro avaliador.

Além dessas duas etapas de avaliação, a seleção dos artigos a serem publicados levará em consideração os critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a qualificação dos periódicos científicos (titulação, exogenia, vinculação etc.).

Registre-se que na área do Direito a RIL está classificada como A2 no sistema de avaliação da Capes.

Publicação

Os artigos selecionados serão publicados no primeiro número de 2021 da RIL. Os artigos aprovados pelos pareceristas, mas não selecionados para essa edição, poderão ser publicados em edições posteriores da Revista, após consulta aos seus autores.