Pesquisa

SIS encerra sondagem sobre o quanto os beneficiários conhecem o plano. Gabarito estará no site e no whatsapp.
11/03/2024 16h43

Mais de quinhentos beneficiários toparam participar da enquete do SIS que avaliou o nível de conhecimento dos usuários sobre as regras do plano. Eles acertaram, em média, 68% das perguntas, que abordaram temas como autorização, saldo devedor, coparticipação e reembolso. O objetivo do levantamento, encerrado nesta segunda-feira (11), foi identificar os principais temas que geram dúvidas e usar essas respostas como guia para o trabalho de comunicação do plano junto aos beneficiários ao longo de 2024.

A pergunta mais difícil foi sobre como saber quanto se pagará de coparticipação por uma cirurgia de apendicite antes de fazê-la. Apenas 46% dos participantes acertaram. Por outro lado, 50% marcaram erroneamente a opção de resposta que dizia ser suficiente entrar em contato com a Central de Atendimento telefônico, disponível pelo número (61) 3303-5000. Se você está aí se perguntando, a resposta é: não é possível saber ao certo antes de as faturas do hospital serem periciadas pelo SIS.

Na mesma pesquisa, a maior taxa de acertos foi na pergunta sobre como saber quanto se recebe de reembolso por uma consulta. Nove em cada dez participantes responderam que é possível ver no site do SIS as tabelas de reembolso. Mas houve quem respondesse que o reembolso é exatamente o mesmo valor especificado na nota fiscal. Houve ainda quem optasse pela alternativa que dizia não haver incidência de coparticipação sobre o reembolso. Ambas são afirmativas incorretas porque o reembolso segue tabela fixa de preços e sobre ele sempre incide coparticipação.

Gabarito

O conhecimento sobre as regras de cobertura é determinante para que os usuários façam o melhor uso do plano de saúde e não se surpreendam em momentos que a saúde precisa estar em primeiro lugar. Por isso, a estratégia de comunicação do SIS junto aos beneficiários é mirar os temas da enquete em que houve respostas erradas.

Chefe de comunicação do SIS,  a servidora Milena Galdino explica que a primeira ação será uma série de oito vídeos que começam a ser divulgados na semana que vem.

– Eles vão abordar cada uma das perguntas da enquete e explicar as respostas corretas, como se fosse o gabarito de uma prova. Os vídeos serão transmitidos para os cadastrados em nosso serviço de WhatsApp e também estarão no site do SIS (senado.leg.br/sis) – adianta a jornalista.

Essa foi a segunda enquete que o SIS realizou desde que o plano renovou as ferramentas de comunicação com o usuário. O link para participação foi enviado aos beneficiários titulares por e-mail e a todos os beneficiários cadastrados na lista de transmissão de notícias do WhatsApp. A participação foi anônima.

Se você ainda não recebe notícias do SIS pelo seu telefone cadastre-se em nosso serviço hoje mesmo e fique por dentro do seu plano de saúde. Envie seu nome completo, o nome do titular (caso não seja o mesmo) e seu endereço de e-mail para o número (61) 3303.5000 em seu whatsapp.

Confira aqui o resultado da enquete.

Por: Juliana Costa