Senado sedia debate do ParlAmericas sobre equidade de gênero

Início: 10.08.2023 / 09:30
Fim: 10.08.2023 / 11:30


O Senado receberá, nesta quinta (10) e sexta-feira (11), servidores e servidoras de parlamentos de 17 países da América e representantes da sociedade civil. O encontro abordará questões relacionadas à equidade e às políticas voltadas ao combate à violência de gênero. A programação da manhã de quinta será aberta ao público.

Intitulada Parlamentos abertos e inclusivos: experiências e estratégias na América Latina, a reunião é fruto de uma parceria entre o ParlAmericas e o Senado Federal. O evento possibilitará aos participantes compartilhar experiências bem-sucedidas e boas práticas tanto no âmbito funcional quanto no administrativo e legislativo. Há ainda um caráter simbólico especial: a comemoração do 17° aniversário de sanção da Lei Maria da Penha.

Palestra magistral aberta

A promotora de justiça Lívia Sant’Anna Vaz ministrará uma palestra sobre violência de gênero e o poder dos marcos normativos. Ela ainda deve abordar o legado da Lei Maria da Penha e o impacto no desenvolvimento da legislação posterior. A apresentação ocorrerá na manhã do primeiro dia do evento, logo após a mesa de abertura que contará com representantes do Brasil, do Chile e do Panamá.

Lívia é doutora em ciências jurídico-políticas e integrante ativa de diversos espaços representativos para uma efetiva manutenção do Estado Democrático de Direito. Em sua palestra, ela também abordará tópicos como as formas de trabalhar a agenda de gênero e raça, as melhorias e evolução necessárias à legislação.

Na quinta à tarde e durante toda a sexta, as atividades continuarão no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), a Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU), com reuniões em formato de sessões plenárias e restritas aos aproximadamente 40 delegados do ParlAmericas. 

Faça parte

A programação matutina da quinta-feira (10) é aberta ao público e acontecerá no Auditório Antonio Carlos Magalhães, no edifício Ronaldo Cunha Lima, das 9h30 às 11h30. Não é necessário se inscrever previamente. A reunião será transmitida ao vivo pelo YouTube.