Roda de Leitura - Redefinindo papéis sociais: reconstruindo protagonismos

Início: 25.05.2023 / 17:00


Dia 25/05, às 17h, Roberta Assis e Roberta Viegas conduzirão a Roda de Leitura no Saguão da Biblioteca do Senado Federal.

“(...) A própria diferenciação sexual é uma criação é uma criação de gênero, da cultura, não se trata de negar que existem diferenças físicas (pois elas existem ao montes, mesmo entre duas mulheres ou dois homens) mas, antes de apontar como e o porquê exatamente essas diferenças foram tomadas de uma determinada forma, para justificar espaços sociais de maior ou menor poder e prestígio. Isso serve para entender tanto a lógica do gênero quanto a de raça. Ou seja, na era do capitalismo, a diferença foi traduzida em desigualdade.”

Valeska Zanelllo (A prateleira do amor , pág. 36)

A ideia é, à luz do texto de Valeska Zanello – “A prateleira do Amor sobre homens mulheres e relações”, discutirmos a construções de gênero e como essas mesmas construções delimitam os espaços sociais de maneira desigual. Somos distribuídos em “prateleiras” e, a depender do gênero, temos valores maiores, menores, ou somos classificados com descartáveis. A partir desses reflexões pretende-se, para além da conscientização desse sistema que exclui e controla, construímos alternativas que viabilizem que os espaços de poder sejam menos centralizados e mais diversos tanto em gênero, quanto em raça.

O texto para leitura pode ser acessado aqui.

Participe!