Comitê de Equidade faz parceria com PM da Bahia para capacitar servidores

Início: 28.06.2023 - 14:00


O Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado fez a ponte com a Polícia Militar da Bahia (PMBA) para capacitar colaboradores da Casa sobre temáticas raciais, de gênero e de liberdade religiosa. Vanessa Martins, uma das integrantes do Comitê, explica que o contato com a força policial baiana aconteceu porque o estado, um dos lugares com maior concentração de negros fora do Continente Africano, já tem iniciativas antirracistas educacionais junto aos policiais.

— O dito racismo estrutural ou institucional, muitas vezes utilizado como desculpas para atos e ações racistas, está sendo combatido de forma correta: por meio de educação e da atitudes corretivas, sejam elas legais ou administrativas — comenta. 

A coordenadora do comitê, Stella Vaz, explica que representantes da instituição baiana vieram a Brasília em razão do lançamento de uma frente parlamentar mista no início do mês. Na ocasião, ela soube sobre um grupo de promoção de equidade dentro da força policial e costurou a parceria.

— Vimos como uma forma de evitar discriminações e saber como agir nas questões raciais internas. É uma forma de protegermos a instituição e de recepcionar as pessoas que vêm ao Senado. A segurança e a portaria são o primeiro contato que os cidadãos têm com a Casa, e por isso eles foram o foco — diz.

No último encontro, o major Sílvio Conceição do Rosário e o major Jalba Segundo aplicaram a capacitação para policiais legislativos e servidores do Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida No Trabalho (SesoQVT). A ajudante parlamentar Luciana Carvalho, do Serviço de Treinamento e Projetos (Setre), acompanhou o evento.

— A ação promoveu discussões sobre temáticas de raça, de gênero, de liberdade religiosa, entre outras. Também foi ministrada palestra para os membros do Comitê de Equidade, gestores e policiais da ativa em que foram abordados assuntos comportamentais sobre as estratégias que os gestores podem adotar para continuidade da política de equidade racial, após o ingresso dos servidores no serviço público, que já se deu com a implementação das cotas raciais — conclui.

Já houve dois encontros: no dia 16 e no dia 22 de junho, há ainda um previsto para 30 de agosto.