Resultado - Concurso “1 MINUTO CONTRA A VIOLÊNCIA”

Resultado: https://www12.senado.leg.br/institucional/hotsite/concurso1minutocontraaviolencia
  • Quando 08/08/2018 14h00 até 30/10/2018 17h00 (UTC / UTC0)
  • Onde Congresso Nacional
  • Site Visite o site do evento
  • Adicionar evento ao calendário iCal

 

 

 

 

-Resultado

CARTA AOS PARTICIPANTES


Realizar a segunda edição do Concurso de vídeo “1 Minuto contra a Violência” por meio da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher é renovar a alegria pela certeza deste ser um canal eficaz de comunicação e participação da sociedade. É também uma contribuição coletiva para o enfrentamento à violência contra a mulher.

De acordo com o Mapa da Violência, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. Entre 1980 e 2013, mais de 100 mil brasileiras foram mortas apenas por serem mulheres. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 4.606 mulheres foram assassinadas em 2017 – mas apenas 621 casos foram notificados como feminicídio. Os crimes de feminicídio são logo identificados; as mulheres são assassinadas de forma brutal, covarde e com rituais de crueldade. Tais requintes são as marcas deixadas pelo agressor nesse tipo de crime. O feminicídio tem se apresentado como uma tragédia anunciada, um crime que podia ser evitado, uma vez que as vítimas, em sua maioria, já sofriam algum tipo de violência.

Na condição de relatora dessa Comissão, tive oportunidade de participar de debates acerca do tema, por meio de diversas audiências e presença em locais cujos casos chocaram o país. Ter contato com essas experiências trouxe dores na alma, mas também nos possibilitou conhecer a resiliência e a capacidade de superação das mulheres agredidas. Com o objetivo de combater o feminicídio, despertar a sororidade e encorajar tantas outras a romper com o silêncio e ciclos de violência, lançamos a segunda edição desse concurso por celular. Acreditamos que a iniciativa é uma forma de aproximação e participação da sociedade nas atividades da Comissão, além de um estímulo à criatividade e à produção de materiais pedagógicos capazes de fomentar o debate sobre a violência e de resgatar o protagonismo das mulheres, suas vidas e autoestima.

Os vídeos superaram nossa expectativa pela pluralidade de engajamento. Tivemos a participação de mulheres jovens; trans; mulheres em situação de encarceramento; pessoas com deficiência; representantes de projetos, grupos de teatro e cinema; homens e vários outros atores. Tudo isso nos deu a certeza de que o caminho é envolver toda a comunidade para construir a tão sonhada sociedade para todas e todos, contemplando a diversidade. O material que nos chegou é repleto de narrativas criativas, abordagens críticas e propostas de superação. Um material valioso elaborado por uma multiplicidade de olhares sobre um mesmo tema. Acredito que o resultado desse trabalho será força propulsora de transformação! Por isso, venho agradecer carinhosamente a sua participação e dizer que a Comissão Julgadora divulgará os 10 vídeos mais votados.

 

Abraço e até breve!


Luizianne Lins

Deputada Federal - PT/CE

Relatora da Comissão Mista de Combate a Violência contra a Mulher

Autora do Requerimento - Concurso de Vídeo por celular: 1 MINUTO CONTRA A VIOLÊNCIA

Acesse:

Data de inscrição:08 de agosto a 20 de novembro de 2018


Período de votação:21 de novembro a 26 de novembro de 2018