Vanessa lê Nota de Repúdio a comportamento misógino e machista na Copa

19/06/2018 17h52

 

Nesta 3ª feira, 19 de junho, a senadora Vanessa Grazziotin, procuradora Especial da Mulher, leu em Plenário a nota de Repúdio da Procuradoria Especial da Mulher ao comportamento misógino e machista de torcedores brasileiros durante a Copa do Mundo realizada na Federação Russa.

O episódio ganhou dimensão de escândalo internacional, após sua divulgação na internet, e ofendeu e feriu a honra das mulheres, além de envergonhar a imagem do próprio Brasil.

A senadora frisou que a Procuradoria estuda as medidas que podem ser acionadas para que a punição legal dos torcedores envolvidos tenha um efeito pedagógico positivo.

Eis a mensagem da Procuradoria:

 

Nota de Repúdio

A Procuradoria da Mulher do Senado lamenta e repudia a atitude do grupo de torcedores brasileiros que ganhou repercussão internacional durante a Copa do Mundo realizada na Federação Russa.

Explorando a oportunidade do clima de festa, eles se acercaram de uma moça estrangeira e entoaram, coletivamente, expressões de conteúdo misógino, pornográfico, com ofensas ao corpo da mulher. Esse grupo de torcedores envergonha nosso país. Eles se aproveitaram do fato de a mulher não compreender nosso idioma para humilhá-la e ridicularizá-la.

Postado na internet, o fato multiplica a gravidade da cena, que mostra em poucos segundos porque as mulheres brasileiras têm razão em lutar contra ao machismo e uma realidade de estupros e feminicídios que os homens insistem em pintar de cor-de-rosa.

A cultura do estupro brutaliza homens do Brasil desde sua formação mais tenra e por vezes os acompanha até a idade em que deveriam mostrar comportamento adulto e maduro.

Que o repúdio das mulheres do Brasil e do mundo tenha um caráter educativo para esses homens e que a solidariedade coletiva feminina tranquilize e alivie o coração de nossa irmã estrangeira.

Vanessa Grazziotin

Procuradora Especial da Mulher do Senado

 

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado