Ferramentas Pessoais
Acessar

Vanessa Grazziotin faz balanço das atividades da Procuradoria da Mulher do Senado

18/12/2018 15:44

Procuradora da Mulher do Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) fez nesta terça-feira (18) em Plenário um balanço da atuação do órgão ao longo de sua existência, que já chega a cinco anos. Ela explicou que a procuradoria é uma estrutura para acompanhar projetos de interesse das mulheres e crianças que tramitam no Senado, e articular o trabalho conjunto das bancadas femininas do Senado e da Câmara dos Deputados.

A senadora também destacou a participação de segmentos da sociedade nesse trabalho. Ela elogiou a participação do desenhista Maurício de Souza, por meio dos personagens da Turma da Mônica.

— Na questão empoderamento das mulheres, sobretudo das meninas, [a Turma da Mônica] tem feito um trabalho exemplar. Nos gibis da Turma da Mônica, lá sempre trazem eles a necessidade de um tratamento igual entre homens e mulheres — disse a senadora.

Vanessa Grazziotin informou que, ao longo desses cinco anos, foram feitas 61 audiências públicas; publicadas 50 edições do jornal Senado Mulher; difundidos 42 programas de rádio sobre pautas femininas; e realizadas 43 edições do Oficina Saúde Mulher.

Além disso, a Procuradoria da Mulher do Senado acompanhou a tramitação de mais de 120 projetos de lei no Senado e na Câmara dos Deputados.

Bancadas

Por fim, a senadora lembrou que a bancada feminina no Senado vai diminuir de 13 para 12 integrantes. Ela lembrou que somente em 1979 uma mulher — Eunice Michiles — ocupou, pela primeira vez, o cargo de senadora.

Já na Câmara dos Deputados, a bancada feminina passou de 51 para 77 integrantes, concluiu Vanessa Grazziotin.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)