Vanessa Grazziotin destaca campanha pelo fim violência contra as mulheres

O movimento pelo fim da agressão às mulheres também faz parte do calendário de outros países, mas de 25 de novembro a 10 de dezembro.
01/12/2017 13h05

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembrou que desde 20 de novembro acontecem no Brasil os 16 dias mais cinco de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Explicou que o objetivo da campanha é mostrar números e debater o tema. Outro propósito é reforçar a importância da Lei Maria da Penha.

O movimento pelo fim da agressão às mulheres também faz parte do calendário de outros países, mas de 25 de novembro a 10 de dezembro. Vanessa Grazziotin esclareceu que aqui no Brasil a antecipação é para coincidir com o Dia Nacional da Consciência Negra. Disse que isso acontece porque as mulheres negras são as principais vítimas deste tipo de crime.

Vanessa também informou que neste período acontecem outras campanhas também contrárias à violência. Uma delas é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em seis de dezembro. Há ainda Campanha do Laço Branco, que visa promover a igualdade de gêneros e o Dia Mundial de Combate à Aids, em primeiro de dezembro.

— A gente tem visto durante a semana reportagens que dão conta da real situação do curso dessa doença no Brasil e o dado alarmante que foi divulgado nesses últimos dias é que grande parte da nossa juventude está sendo infectada pela Aids.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)