Vanessa elogia projeto e senadores homenageiam contra-almirante

Primeira mulher a atingir o posto máximo de comando na Marinha brasileira, a contra-almirante Dalva Mendes foi homenageada pelos senadores nesta 3ª feira, durante o discurso da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
06/12/2017 14h35

Primeira mulher a atingir o posto máximo de comando na Marinha brasileira, a contra-almirante Dalva Mendes foi homenageada pelos senadores nesta 3ª feira, durante o discurso da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Procuradora Especial da Mulher no Senado, a senadora comemorou a aprovação, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do projeto (PLC 147/2017), que libera o acesso das mulheres a todos os cargos de oficiais da Marinha.

O projeto estabelece que as mulheres poderão integrar o corpo da Armada e o de Fuzileiros Navais. Essas funções são, atualmente, restritas a militares do sexo masculino.

Restrição

“Vejam: em momentos de conflito, as mulheres são chamadas. Mas elas são chamadas a quê? São chamadas a cuidar dos doentes, a cuidar dos feridos. E quem disse que à mulher só está reservado o cargo ou a função de cuidadora? Quem disse que a mulher, igual ao homem, também não tem capacidade de atuar na defesa?”, questionou.

De acordo com a senadora, grande parte das Forças Armadas dos vários países do mundo recebe as mulheres e treina-as para que elas também cumpram a tarefa de combatentes defesa social.

“Até hoje tínhamos apenas o reconhecimento da importância do trabalho feminino no trabalho de cuidar de doentes. E vejam que mesmo nessa condição, uma mulher, médica chegou ao posto de contra-almirante.  Refiro-me à contra-almirante Dalva Mendes, presente no Plenário e merecedora de nossas homenagens também”, disse Vanessa.

 

Pioneirismo

Presidindo a Mesa, o Senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o pioneirismo da contra-almirante:

“Na linha de seu discurso, senadora, a informação que tenho é que desde 1808, quando chega a família imperial ao Brasil, é a primeira vez que uma mulher chega ao comando máximo, na pessoa da contra-almirante drª Dalva”, disse o senador, que pediu uma “fotografia histórica”, ao lado da oficial e das senadoras Vanessa e Lídice da Mata (PSB-BA).

A senadora Vanessa luta também pela aprovação, ainda este ano, do PLS 213/2015, que torna facultativa a possibilidade de as mulheres prestarem o serviço militar, também sob relatoria do senador Jorge Vianna Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Procuradoria Especial da Mulher (Reprodução autorizada mediante citação da Procuradoria Especial da Mulher)