Vanessa destaca campanha por mobilização dos homens contra a violência

08/12/2017 13h35

 

Na quarta-feira, dia 6 de dezembro, no Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) cobrou do governo federal a ampliação de políticas públicas de proteção social à população mais vulnerável.

Procuradora Especial da Mulher do Senado, Vanessa apresentou em Plenário dados segundo os quais a violência contra as mulheres está em crescimento, ao mesmo tempo que a gestão do presidente da República, Michel Temer, reduz o dinheiro para esses programas.

— O governo de Temer, que tanto dinheiro tem para liberar para parlamentares que votam a favor das suas propostas antipopulares, desativa programas de proteção à mulher. Como demonstram os vetos orçamentários os quais descontinuaram, por exemplo, a construção das Casas da Mulher Brasileira.

Vanessa destacou em seguida a escalada geral da violência urbana que se abate sobre o País e influência no crescimento da violência contra a mulher.

— Afinal, o que se poderia esperar de um País que vive em guerra civil não declarada e que sacrifica mais de 60 mil vidas anualmente?

E finalizou lembrando a importância da participação masculina na mobilização.

— Eu quero aqui, exatamente neste momento crítico de escalada da violência, em que os mais vulneráveis – as mulheres, crianças e idosos – ficam mais expostos, expressar a necessidade da inclusão dos homens na luta de combate à violência contra a mulher. Mundialmente, nós temos uma campanha das Nações Unidas, da ONU Mulheres, chamada HeForShe, ou seja, ElesPorElas, são os homens combatendo, os homens denunciando a violência que, infelizmente, a mulher sofre e que é praticada exatamente pelos homens.

A comemoração do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres instituiu-se por meio da Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007. A data passou a ser imediatamente associado à Campanha do Laço Branco, que tem como marco simbólico o massacre de Montreal, em 1989, episódio de feminicídio coletivo praticado por um homem alucinado contra 14 estudantes de engenharia de uma universidade.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado