Vanessa defende pena mais dura em crimes contra mulheres

06/08/2014 17h45

Na véspera do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), a procuradora da mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), defendeu a aprovação no Senado do PLS 292/2013, que altera o Código Penal para inserir o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio.

Vanessa fez a manifestação em discurso no plenário do Senado na tarde desta quarta-feira (6/08). A proposta transforma o assassinato de mulher por razões de gênero em crime hediondo. A pena para autor desse crime seria de 12 a 30 anos de prisão. Conforme Ministério da Saúde e IPEA, ocorreram mais de 50 mil feminicídios no Brasil, cerca de 5 mil mortes por ano, entre 2001 e 2011.

- Temos de reconhecer, na forma da lei, que mulheres têm suas vidas ceifadas pela razão de serem mulheres – afirmou a senadora.

A procuradora da mulher do Senado complementou:

- É inaceitável que a cada hora e meia, uma mulher morra vítima de violência. A cada dia, são 15. A cada mês, 472. E essa estatística tem sido crescente. O Brasil, hoje, ocupa a vergonhosa 7º colocação, dentre 84 países, nas taxas de feminicídio – disse Vanessa.

 

Vanessa defende pena mais dura  em crimes contra mulheres

Vanessa defende pena mais dura  em crimes contra mulheresVanessa defende pena mais dura  em crimes contra mulheresVanessa defende pena mais dura  em crimes contra mulheresVanessa defende pena mais dura  em crimes contra mulheres

Lei Maria da Penha é tema do Quintas Femininas

Nesta quinta-feira (7/08), no dia em que se comemoram oito anos de sanção da Lei Maria da Penha, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promoverão debate com especialistas sobre os oito anos da legislação. O encontro será realizado às 10h no dia 7 de agosto no plenário 2 da Ala Nilo Coelho no Senado Federal. A participação é gratuita. Serão fornecidos certificados.

Entre os debatedores, está a delegada adjunta da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher do DF, Patrícia Simone Bozolan. O órgão é modelo no atendimento a vítimas de violência doméstica no Brasil. Outro participante é Thiago Cortez, assessor especial da Secretaria de Transparência do Senado, que apresentará pesquisa sobre a Lei Maria da Penha realizada em 2013. O magistrado Ben-Hur Viza, do Centro Judiciário da Mulher do TJDFT, também participa. Miriam Pondaag, da Diretoria de Serviços Especializados para Família e Indivíduos, da Sedest do GDF, também estará presente.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 3303-1710/1713.

É possível acompanhar a discussão pela internet por meio do link http://bit.ly/audienciainterativa. Não é necessário fazer inscrição prévia.

O projeto é realizado mensalmente pelo Congresso. O objetivo é discutir assuntos femininos para impulsionar iniciativas legislativas que melhorem a situação das mulheres brasileiras.