Vanessa critica cultura do assédio no trabalho

15/09/2017 14h10

vanessaNesta sexta-feira, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) usou parte de seu discurso no plenário para fazer uma homenagem às estagiárias do Senado e do Brasil. Procuradora Especial da Mulher do Senado, a senadora Vanessa elogiou a imensa reação das mulheres a uma crônica publicada no Correio Braziliense, sobre o assédio a uma jovem que chega ao jornal para estagiar.

“Eu me somo à indignação de milhares de estagiárias que se sentiram terrivelmente diminuídas diante da revelação que a crônica faz – voluntariamente ou involuntariamente – acerca de como é o olhar – nem digo dos homens – mas de profissionais do machismo, aptos a envenenar, a estragar, a desiludir e, sobretudo, a desanimar jovens que descobrem que não podem entrar no espaço público sem ser avaliadas sob o crivo invisível dos apetites masculinos”, disse Vanessa.

Vanessa lembrou que no dia 25 de setembro a Lei 11.7888/2008, de autoria da deputada gaúcha Manuela D´Ávila (PCdoB), completará nove anos. “Essa lei surgiu para acabar com a figura do ‘escraviário’, estabelecendo o estágio como um anto educativo supervisionado, para impedir a utilização da mão de obra dos jovens em relações empregatícias dissimuladas”, disse a senadora.

Publicada na edição impressa e na edição virtual, de onde foi retirada após a reação do público feminino, a crônica gerou notas de repúdio do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e da Federação Nacional dos Jornalistas. O autor da crônica se retratou e a editora do jornal também fez um pedido de desculpas público, dizendo que o jornal tomará medidas para mostrar que não é conivente com a cultura do assédio.

Foto: Roque de Sá