Marielle, presente!

15/03/2018 10h10

 

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado manifesta sua solidariedade aos familiares da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Pedro Gomes, que a conduzia quando ambos foram assassinados no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 14 de março de 2018.

Estarrecida desde as primeiras informações sobre o crime bárbaro, cometido quando a vereadora regressava de um evento denominado Jovens Negras Movendo as Estruturas, a Procuradoria acompanha o pranto e a dor da população carioca diante da execução a tiros de uma das suas mais atuantes e promissoras políticas.

Mulher, negra, jovem, mãe e feminista, nascida na Maré, Marielle foi a 5ª vereadora carioca mais votada em 2016. Uma das seis únicas mulheres no conjunto de 51 componentes da Câmara Municipal do Rio de Janeira, Marielle lutava contra a sub-representação das mulheres na política, presidia a Comissão de Defesa da Mulher e elaborava projeto contra o assédio a mulheres nos ônibus municipais.

A morte de Marielle a tolhe em pleno vôo, quando sua voz crítica se fazia mais elevada, sobretudo, em relação à segurança pública.

Os indícios apontam a possibilidade de uma execução política, em função de denúncias públicas que fez pela internet, no dia 10/03, em torno do assassinato de dois jovens negros em Acari. E adquirem outra dimensão, num momento em que segurança pública do estado do Rio de Janeiro se encontra sob intervenção federal, à vista dos olhos de todo o País.

A Procuradoria da Mulher do Senado acionará o Ministério Público e autoridades competentes para garantir o êxito de todos os esforços de elucidação do crime, de modo que os autores e mandantes sejam descobertos, acusados, julgados e punidos conforme determina a lei, e que o martírio de Marielle Franco fortaleça suas lutas, mesmo na sua ausência.