Sessão Especial homenageará, dia 17 de outubro, os 10 anos da Procuradoria Especial da Mulher do Senado

11/10/2023 12h30

Nesta 3ª feira, 17 de outubro, às 10h, o Senado realizará Sessão Especial para homenagear os 10 anos da Procuradoria Especial da Mulher do Senado. Além de presença de autoridades dos 3 Poderes, a sessão contará com homenagem especial da senadora Zenaide Maia (RN), procuradora Especial da Mulher, às senadoras que a antecederam no posto: Vanessa Grazziotin (AM), Rose de Freitas (ES) e Leila Barros (DF). Elas receberão um diploma da ProMul e inaugurarão a Galeria de Procuradoras Especiais da Mulher, na sede da ProMul.  

“Nós temos que comemorar estes 10 anos de existência da Procuradoria Especial da Mulher, destacando o grande trabalho que foi feito até agora e que transformou a ProMul num grande ponto de referência nacional, quando o assunto é pauta feminina. É um trabalho cumulativo cujo resultado a gente vê crescer ano a ano, por isso temos que saudar, sim, esta década de conquistas – e homenagear, presencialmente, estas grandes mulheres que nos antecederam”, disse a procuradora Zenaide Maia.

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado foi criada pela Resolução nº 9, de 25 de março de 2013, do senador Renan Calheiros, presidente da Casa. No dia 2 de outubro de 2013, sua primeira sede foi inaugurada, sob o comando da primeira procuradora Especial da Mulher, a senadora Vanessa Grazziotin (AM), que representou o estado do Amazonas entre 2011 e 2013.

Eleita e reeleita para o cargo, a senadora Vanessa Grazziotin foi procuradora da Mulher até o fim de 2018. A senadora Rose de Freitas (ES) a sucedeu em 2019 e cumpriu o mandato sob a difícil condição da pandemia até 2021, quando foi sucedida pela senadora Leila Barros (DF). Em março de 2023, a senadora Zenaide Maia assumiu a procuradoria, em mandato que vai até 2025.

Antes da sessão, as parlamentares da casa se reunirão com outros convidados, em café da manhã reservado, no Restaurante do Senado. Na ocasião será realizada a foto oficial da bancada feminina do Senado, que hoje conta com 15 parlamentares: as senadoras Ana Paula Lobato (MA), Augusta Brito (CE), Damares Alves (DF), Daniella Ribeiro (PB), Eliziane Gama (MA), Ivete da Silveira (RS), Jussara Lima (PI), Leila Barros (DF), Mara Gabrilli (SP), Professora Dorinha Seabra (TO), Soraya Thronicke (MS), Tereza Cristina (MT) e Tereza Leitão (PE).