Senadoras saúdam nomeação de Rose de Freitas para a Procuradoria da Mulher

31/05/2019 17h05

As parlamentares da bancada feminina do Senado parabenizaram a senadora Rose de Freitas (PODE-ES), nova procuradora da Mulher do Senado. A nomeação foi assinada dia 29 de maio pelo presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AC), na mesa do Plenário.

“É impossível pensar o Parlamento sem a Procuradoria funcionando no Senado. Seu papel é muito importante para a luta e conquistas históricas das mulheres. Estamos entrando no mês de junho e, como coordenadora da bancada feminina, peço que, quando se retirar deste Plenário e for à sua sala, que eu o acompanhe, porque não quero passar deste dia sem assinar a Procuradoria da Mulher. É um retrocesso inadmissível. E tenho certeza que Vossa Excelência não deseja isso”, disse a senadora Rose.

O senador Davi Alcolumbre pediu desculpas pelo atraso e assinou o documento imediatamente.  “Eu quero me penitenciar com vossa excelência e informar que não será preciso me acompanhar ao gabinete da Presidência. Eu vou assinar agora, na mesa, a nomeação da Procuradoria da Mulher no Senado Federal”, disse.

Rose de Freitas foi eleita no dia 3 de abril para comandar a Procuradoria (ProMul), em uma reunião da bancada feminina. Na ocasião, foi acordado que a parlamentar capixaba ficará por um ano à frente do cargo e depois será substituída pela senadora Leila Barros (PSB-DF), que exercerá a função por mais um ano.

A ProMul foi criada em 2013, por meio da Resolução nº 9/2013, para inserir o Senado de forma mais efetiva no debate sobre questões de gênero e na luta pela construção de uma sociedade em que mulheres e homens tenham os mesmos direitos.

A Procuradoria faz acompanhamento legislativo das pautas de interesse das mulheres; edita o Jornal Senado Mulher, encartado no Jornal do Senado; realiza audiências públicas mensais, no Projeto Pauta Feminina; incentiva e apoia as inciativas de criação de procuradorias da mulher nos estados e municípios; e encaminha e acompanha denúncias de mulheres que têm seus direitos violados.

Primeira procuradora especial da Mulher do Senado, a senadora Vanessa Grazziotin PCdoB-AM exerceu o cargo de procuradora de 2013 a 2018 também dirigiu palavras de congratulação à nova procuradora.

Vanessa Grazziotin, primeira Procuradora da Mulher do Senado (2013-2018):

"A senadora Rose de Freitas merece nossa reverência ao ser nomeada Procuradora Especial da Mulher. Experiência, compromisso e dedicação são virtudes reconhecidas em sua trajetória. Sob sua liderança, a bancada feminina atuará com determinação e coragem, em sintonia com as aspirações das mulheres brasileiras. Parabéns!".

Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), líder do Progressistas no Senado:

“Desejo sucesso no desempenho das novas funções na Procuradoria Especial da Mulher. Serei sempre uma aliada na luta pela manutenção dos direitos já conquistados pelas mulheres e, sobretudo, no combate efetivo à violência doméstica.  Só assim, poderemos construir uma sociedade mais justa ”.

Senadora Eliziane Gama (CIDADANIA-MA), líder do Cidadania:

“Fico feliz pela posse da senadora Rose de Freitas como procuradora especial da mulher no Senado Federal. Essa política brasileira guerreira terá a missão de zelar pela defesa dos direitos da mulher; receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra o gênero. Desejo sucesso à nobre procuradora”.

Senadora Leila Barros (PSB-DF):

A bancada feminina no Senado está unida para que possamos aprovar pautas e desenvolver ações que resultem em políticas públicas fortalecedoras da emancipação da mulher e do seu empoderamento. A senadora Rose de Freitas reúne as qualidades necessárias para liderar as senadoras na luta pela igualdade.

Senadora Mailza Gomes (PP-AC):
A senadora Rose de Freitas é um exemplo de parlamentar. Por unanimidade ela foi eleita, por nós senadoras, Procuradora da Mulher do Senado. Tenho certeza que ela irá exercer esse papel com muita dedicação e compromisso. Estarei ao seu lado, cooperando na defesa dos direitos das mulheres. Temos muito trabalho pela frente, mas com fé em Deus iremos fortalecer a aplicação das leis em favor das mulheres de nosso Brasil. Estamos juntas. Forte abraço!

Senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE):

“Quero parabenizar a Senadora Rose de Freitas e desejar-lhe um período produtivo à frente da Procuradoria Especial da Mulher. Nos últimos anos, tivemos conquistas positivas para a pauta feminina, em especial, no combate à violência e à discriminação contra a mulher. Estou certa de que avançaremos ainda mais”.

Senadora Renilde Bulhões (PROS-AL):

"Senadora Rose de Freitas, Cumprimento Vossa Excelência pela nomeação no importante cargo de Procuradora da Mulher do Senado da República. Conte com meu apoio comprometido e entusiasmado nas iniciativas da Procuradoria em favor da mulher brasileira e, particularmente, da mulher sertaneja".

Senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da CCJ:

"A Procuradoria da Mulher não poderia estar em melhores mãos. A senadora Rose tem um amplo histórico de luta em defesa das mulheres. Parlamentar experiente, à frente do órgão ela fortalecerá a bancada feminina e ampliará ainda mais sua ação em prol dos direitos das brasileiras".

Senadora Soraya Thronicke (PSL-MS):

“Eu quero parabenizar a senadora Rose de Freitas pela Procuradoria, quero desejar a ela muito sucesso. E quero dizer a ela que eu me sinto representada, estou muito confiante e tenho certeza que ela vai fazer um brilhante trabalho. É uma mulher de fibra, de garra, que entende as mulheres e que tem além de tudo muita experiência aqui no congresso. Então, senadora, eu desejo boa sorte, sucesso, e conte comigo para o que a senhora precisar”.

Senadora Zenaide Maia (PROS-RN):

“A nomeação da senadora Rose de Freitas foi uma felicidade muito grande para todas nós mulheres. Todas estamos dizendo “bem-vinda” a essa grande guerreira das mulheres. E tem mais, o presidente a nomeou agora, mas nós já a tínhamos escolhido”.