Senadoras representam Brasil em reunião do Conselho da ONU Mulheres

“O empoderamento da mulher e seu vínculo com o desenvolvimento sustentável” é um dos temas prioritários de discussão da 60ª sessão da Comissão sobre a situação da Mulher da Organização das Nações Unidas (ONU Mulheres), que será realizada a partir de 14 de março, na cidade de Nova York.
14/03/2016 11h07

Começa nesta segunda-feira, na sede das Nações Unidas, em Nova York, a 60ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, CSW. O Brasil preside o encontro que tem como tema principal o empoderamento da mulher e sua ligação com o desenvolvimento sustentável.

O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, responsável por chefiar a delegação brasileira, convidou as senadoras Lídice da Mata (PSB-BA) e Ângela Portela (PT-RR) para participarem da atividade, tendo em vista “que os temas tratados têm relação direta com o trabalho desenvolvido pela bancada feminina no Senado Federal”.

Em entrevista à Rádio ONU, o embaixador do Brasil juntos às Nações Unidas, e presidente da 60ª sessão da CSW, Antonio Patriota, afirmou que a Comissão vai se concentrar sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

"Não se trata de interpretar ou retomar a discussão sobre os objetivos, mas examinar de que maneira os países, os Estados-membros podem se organizar para conquistar essa igualdade de gênero até 2030, em seus diferentes aspectos e dimensões. E o interessante é que a Agenda 2030, diferente dos Objetivos do Milênio, que se encerraram em 2015, ela é de aplicação universal", defendeu Antonio Patriota.

Para a senadora Lídice Da Mata, além do tema central, também serão debatidas outras pautas de interesse de gênero, como a questão da eliminação e da prevenção de todas as formas de violência contra a mulher. “No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, vejo este encontro como uma grande oportunidade para trocarmos experiências e debater políticas públicas voltadas ao empoderamento da mulher e ao enfrentamento dos problemas que ainda persistem contra as mulheres, como a violência, diferenças salariais e mercado de trabalho”, disse Lídice.

A 60ª sessão da CSW, a primeira desde a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acontece na sede da ONU, em Nova York, até o dia 24 de março.