Senadoras participam de ação em defesa da educação a convite de Nobel da Paz

01/11/2017 15h10

 

lídiceAs senadoras Lídice da Mata e Fátima Bezerra participaram no dia 20 de outubro, em seus respectivos estados (Bahia e Rio Grande do Norte), da ação “100 milhões por 100 milhões”, liderada pelo Nobel da Paz Kailash Satyarthi e coordenada, no Brasil, pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação (www.campanha.org.br), em parceria com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

A ação mundial tem por objetivo conscientizar sobre a importância das crianças na escola e também para a erradicação do trabalho infantil. Cada parlamentar visitou uma escola de seu Estado para conversar com crianças e jovens. Lídice visitou a Escola Gilberto da Mata, em Catu (BA) e Fátima participou de atividades na Escola Estadual Padre Miguelinho, em Natal.

fátimaAs duas senadoras firmaram o compromisso com a iniciativa no mês de junho, quando da visita de Satyarthi ao Senado. Satyarthi, que ganhou o Nobel da Paz de 2014 juntamente com a paquistanesa Malala Yousafzai, libertou mais de 80 mil crianças de diversas formas de escravidão e promoveu a reintegração, reabilitação e educação delas.

O objetivo da campanha agora é mobilizar 100 milhões de pessoas, estimulando especialmente os jovens, a lutar pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso à saúde, educação pública gratuita de qualidade, alimentação ou em situação de trabalho infantil ou qualquer tipo de exploração.
A campanha “100 milhões por 100 milhões” é uma plataforma global de engajamento social de cidadãs e cidadãos, com forte participação das juventudes, em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, envolvendo representantes de diferentes setores unidos para combater todas essas formas de exploração.
Back to school – Como mensageiras do Nobel da Paz, as senadoras participaram da primeira atividade de mobilização da campanha, que consiste em mobilizar uma escola, comunidade ou cidade para debater formas de acabar de vez com essa situação de extrema exploração de crianças e adolescentes em todo o mundo.
No Brasil, a ação denominada “De volta à escola” foi realizada em apenas cinco cidades. Em Catu (BA), com Lídice da Mata, e em Natal (RN), com Fátima Bezerra; além de Salvador (BA), com o deputado Bacelar na Escola Estadual Severino Vieira, onde estudou; São Paulo (SP), com o ativista social e coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Caras, na Escola Municipal Deputado Caio Sérgio Pompeu de Toledo; e em Brasília (DF), com a presença da cientista política e representante do FNPETI, Tânia Dornellas, que realizou atividades com os jovens do Centro de Educação EM 01 do Núcleo Bandeirante – Urso Branco.

Quem tiver interesse em receber materiais e participar da Campanha 100 milhões por 100 milhões pode se cadastrar no site: http://100milhoes.org.br/de-volta-a-escola/.