Senadoras e deputadas ganham apoio de Michel Temer para a campanha Reforma Mais Mulheres na Política

05/05/2015 20h40

A bancada feminina no Congresso foi recebida pelo vice-presidente e articulador político do governo, Michel Temer, nesta terça-feira (5/5). Elas pediram o fim da desigualdade da participação entre homens e mulheres e o compromisso dele em favor da campanha que garante inicialmente 30% das vagas em todos os níveis do Parlamento para as mulheres até chegar à verdadeira equidade, ou seja, 50% de vagas para cada gênero.

Foto: Anderson Riedel / Vice-Presidência da República.

“A sub-representação feminina no Parlamento não é compatível com a posição do Brasil perante o mundo e nem é compatível com a nossa participação na sociedade”, afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ao vice-presidente.

A Procuradora da Mulher no Senado afirmou ainda que o Brasil precisa sair da “lista da vergonha”, na qual o país ocupa a 158ª posição no ranking de 188 países divulgado pela União Interparlamentar quanto à participação das mulheres no Poder Legislativo.

Ela disse também que além de todas as barreiras culturais, existem obstáculos na legislação que impedem a ampliação dos espaços de poder para as mulheres.

Temer declarou não ter nenhuma objeção à reivindicação, “acho que vocês estão certas na sua proposição, tanto do ponto de vista político quando jurídico”, afirmou. Ele reconheceu a justiça da proposta e declarou apoio ao pleito feminino.

A intenção das parlamentares é visitar todas as lideranças políticas e entidades da sociedade civil em busca de apoio para as Propostas de Emenda Constitucional (PECs) nºs 23 e 24 enquanto durar a discussão da reforma política no Congresso. A primeira proposta é de autoria da senadora Vanessa e reserva 30% das vagas no Parlamento para mulheres. A segunda é da senadora Marta Suplicy (sem partido), que garante uma vaga para cada gênero quando da renovação de dois terços do Senado Federal.