Senadora Zenaide será madrinha dos 10 anos da Recomeçar

20/09/2023 18h45

A senadora Zenaide Maia, procuradora Especial da Mulher do Senado, será madrinha da celebração dos 10 anos da Recomeçar – Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília. O convite foi prontamente aceito no encontro entre a senadora e as ativistas da Recomeçar, realizada nesta 4ª feira, 20 de setembro, para combinar vários pontos da campanha do Outubro Rosa de 2023.

“Os cânceres, em geral, quando são diagnosticados precocemente, tem 90% de chance de recuperação”, disse a senadora, que fez uma defesa enfática do Sistema Único de Saúde. “Temos que apoiar essa pérola – o SUS. Nós temos mais ou menos 2,5% da população do mundo e tivemos cerca de 20% dos óbitos da Covid no mundo. Sem o SUS, teria sido muito pior”, disse a senadora Zenaide.

Fundadora e presidente da Recomeçar, Joana Jeker destacou a parceria duradoura entre a Recomeçar e a ProMul, criada no mesmo ano. “A marca da ProMul está lá na primeira exposição que fizemos aqui no Senado, já em 2013”, lembrou Joana.

Política nacional

Acompanhada de várias integrantes da Recomeçar – como Eliete e Elisabete, mãe e filha, e Valmira Costa –, a presidente da Recomeçar disse que uma das metas da associação durante a campanha do Outubro Rosa é a aprovação do PL 2952/2022, de autoria da deputada Silvia Cristina e do deputado Weliton Prado.

“O projeto estabelece em lei uma Política nacional de Prevenção e Controle do Câncer, o que dá mais solidez àquilo que já temos hoje, que é a Portaria Ministerial 874”, argumentou.

A senadora Zenaide Maia disse que vestirá a camisa da Associação no dia em que for falar do projeto e encaminhou o atendimento a outros pleitos da Recomeçar, referentes à Campanha do Outubro Rosa. Durante todo o mês o Espaço Galeria será dedicado à exposição da Recomeçar, cuja inauguração solene será apenas no dia 18, com previsão de um grande coquetel, no mesmo dia da projeção de imagens e frases da campanha.

Durante o encontro a senadora também falou de seu empenho pela aprovação do PL 3324/2023, que permite a inclusão de mulheres que são vítimas de violência doméstica no Bolsa Família, após as medidas protetivas. Ela também alertou as ativistas da Recomeçar para a importância da luta contra a PEC do Plasma, que autoriza a comercialização do sangue para a produção de insumos. “É importante que vocês deem entrevistas, façam notas e se manifestem contra essa PEC também”, finalizou.

Fotos: Hev Maia / Unic Filmes