Senadora Vanessa e deputadas recepcionam personagens figurativas femininas na rampa do Congresso Nacional

10/03/2015 19h10

As três bonecas medem 3,8 metros de altura cada uma e foram confeccionadas por artesãs da cidade de Olinda-PE especialmente para as comemorações do mês da mulher preparadas pela Bancada Feminina no Congresso.

Jefferson Rudy/Senado Federal

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Cada figura tem uma representação social e está caracterizada na vestimenta e expressões faciais. A primeira é uma dona de casa, a segunda é uma gestante e a terceira viveu uma situação de violência doméstica.

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher no Senado, esclareceu o propósito da recepção às peças figurativas: “A intenção é dar dimensão aos temas em debate durante o mês da mulher como igualdade racial, saúde e empoderamento por meio dessas personagens. Elas são mulheres do povo e visitam o Congresso em busca de informações sobre direitos sociais e cidadania e querem ainda saber tudo sobre a reforma política”.

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), secretária da mulher na Câmara dos Deputados, disse que as senadoras e deputadas sentiram-se lisonjeadas com a visita e tiveram muito prazer em prestar informações e ainda receber as propostas trazidas pelas pernambucanas: “O Congresso é a casa aberta à participação popular e dedicamos o mês de março especialmente ao tema da igualdade e do respeito aos direitos das mulheres. Nada mais natural que façamos essa recepção como um esforço para chamar a atenção da sociedade para que a cada dia tanto as donas de casa, quanto as gestantes, assim como as mulheres vítimas de violência tenham seus direitos garantidos”.