Senadora defende maior presença feminina nos mandatos eletivos

03/11/2015 10h45

Em seminário promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu maior equiparação nas condições de disputas entre homens e mulheres nas eleições. Ela participou do painel "Mulheres na Política" no dia 29 de outubro, ao lado do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Seção Bahia), Luís Viana Queiroz,  e da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio.

Segundo Lídice, as mulheres enfrentam diversos obstáculos no processo eleitoral que vão desde a dificuldade para obter financiamento ao machismo. Ela lembra que ainda são poucas as mulheres de trajetória individual com mandatos e defende o estabelecimento de cotas, sobretudo nas eleições proporcionais, onde, segundo ela, o cenário é ainda mais desfavorável. “No Senado, as mulheres representam 16% dos 81 parlamentares, que conta com um total de 68 homens. Já na Câmara, a presença do sexo feminino é ainda menor, com apenas 45 deputadas, enquanto que o número de homens é de 468 congressistas”, alertou.

A ministra do TSE, Luciana Lóssio, afirmou que o Brasil ainda está muito atrasado no que se refere à presença feminina na política. “No mundo, estamos atrás de países onde as mulheres têm poucos direitos como Iraque e Afeganistão e, nas Américas, estamos apenas à frente de Belize e Haiti”, disse a ministra que também defende o estabelecimento de cotas para as mulheres em mandatos eletivos. Atualmente, conforme Luciana Lóssio, as mulheres são lembradas essencialmente para cumprir a lei que estabelece um mínimo de candidaturas de pessoas do sexo feminino.

O presidente da OAB-Bahia, Luís Viana Queiroz, disse que a entidade colocou o projeto de cotas em prática e que a chapa vencedora da próxima eleição da OAB terá 30% de mulheres obrigatoriamente.