Senado recebe luz roxa nesta sexta-feira pelo fim da violência contra a mulher

08/08/2020 18h00

A torre e a cúpula do Senado Federal receberão iluminação roxa, nesta sexta-feira (7), em alusão ao Mês de Conscientização pelo Fim da Violência contra Mulher e ao aniversário de 14 anos da Lei Maria da Penha. A iniciativa partiu da senadora Leila Barros (PSB-DF), que explicou ser essa uma campanha nacional, e a iluminação, um pedido recorrente no Parlamento brasileiro pelo fim da violência doméstica.

A cor lilás ou roxa inspira respeito e dignidade, mas também piedade, purificação e transformação, disse. Segundo Leila, mulheres continuam sendo agredidas sem piedade por algozes da própria família, quando deveriam estar sendo tratadas com respeito e dignidade. Para a senadora, o pedido de iluminação especial é uma iniciativa própria, mas tem o respaldo da bancada feminina.

— Somos poucas, mas representamos as mulheres brasileiras com muita garra e orgulho. A violência doméstica é uma mancha que permanece envergonhando a sociedade brasileira, mesmo em pleno século 21. O Congresso Nacional tem sido uma voz altiva no combate a esse tipo de atitude tão covarde e injusta. O maior exemplo foi a aprovação da Lei Maria da Penha, em 2006, cuja sanção serviu como inspiração para a campanha Agosto Lilás.

Ao justificar o pedido de iluminação especial, a senadora disse que o prédio do Congresso Nacional é reconhecido mundialmente. Ela também entende que estampar uma cor na fachada do edifício chama a atenção não apenas dos habitantes do Distrito Federal, mas de todo o país e das principais cidades do mundo, por intermédio da imprensa.

— As pessoas precisam se conscientizar da aberração que é a prática da violência doméstica — afirmou.

Como o Senado será iluminado com a cor roxa somente nesta sexta-feira, o edifício do Congresso voltará a receber a cor dourada no sábado, que permanecerá até 31 de agosto, em referência à campanha Mundial de Amamentação.

Fonte: Agência Senado

Senado recebe luz roxa nesta sexta-feira pelo fim da violência contra a mulher