Senado recebe Comitê de População, Recursos e Meio Ambiente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês

15/12/2015 16h35

Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle recebeu hoje, 15/12, o general do Exército e Vice-Presidente do Comitê de População, Recursos Humanos e Meio Ambiente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês – CCPPC (cargo equivalente à Ministro de Estado), Wu Shuangzhan; e delegação. Dentre os membros do comitê estavam Shen Jin, membro da CCPPC; Li Rong, inspetora do gabinete da CCPPC; Wang Hao, funcionário do gabinete da CCPPC; Liu Hulin, secretário do general Wu Shuangzhan e a vice-presidente da Federação Nacional de Mulheres (cargo equivalente à Ministro de Estado) e membro do Comitê Permanente da CCPPC, Yin Hong.

A reunião foi presidida pelo presidente da comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA) e pelo vice-presidente, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), e tratou assuntos refrentes à instalação e à gestão de reservas naturais e da legislação, investimentos, planificação e políticas especiais em relação à sua preservação e exploração.

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado, esteve presente e destacou a presença da vice-presidente da Federação Nacional de Mulheres, “cumprimento especialmente a Srª Yin Hong, que ocupa uma função muito importante. Quero dizer que a China foi quem sediou o maior evento de mulheres que nós já vimos acontecendo no Planeta Terra, que foi a IV Conferência Mundial sobre as Mulheres, das Nações Unidas, realizada em 1995. De lá para cá, nós, mulheres, no mundo inteiro, na China, no Brasil, continuamos a luta pela igualdade”, ressaltou.

Na ocasião Yin Hong falou sobre a participação política das mulheres na China, que apesar dos avanços, ainda tem muito caminho para trilhar, “hoje, a participação política das mulheres, sobretudo na administração estatal, mantém um percentual bastante baixo. Por exemplo, em todo o aparelho estatal da China, só temos uma mulher como vice-primeira-ministra e duas ministras mulheres. E, na composição do Conselho Consultivo Político Nacional, as mulheres representam 17%, o que também é baixo”. Yin finalizou apontando sua dedicação à proteção ambiental na China por 18 anos, e parabenizou o trabalho brasileiro.

Também estiveram presentes o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), proponente do encontro e presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, a senadora Ana Amélia (PP-RS) e os senadores Blairo Maggi (PR-MT), Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Donizeti Nogueira (PT-TO).

 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado