Senado promove discussão sobre fotografia e gênero

22/08/2018 12h23

Ocorreu na tarde desta segunda-feira (20), a partir das 15h, no Auditório do Interlegis, o talk show “O cotidiano da fotografia: memória e gênero”. A iniciativa para a realização do evento foi do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça e Procuradoria Especial da Mulher no Senado.

— Foi interessante ouvir a visão de fotógrafos e fotógrafas sobre o que é estar atrás da câmera, o que representa isso. A mulher falando da experiência dela. O que é ser uma mulher ou um homem atrás da câmera — afirmou Roberta Viegas, presidente do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado.

talk show foi mediado pela jornalista da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, Ramila Moura.

— Como é retratado o nosso dia-a-dia, como é retratado o dia-a-dia no Senado Federal, que é uma casa de poder? Eu acho que é importante a gente ter esse olhar diferenciado de gênero, porque a partir daí a gente vai perceber quem são as pessoas retratadas — explicou Ramila Moura, jornalista da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, na abertura do evento.

Ainda na abertura, o diretor Paulo Meira da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP) saudou e agradeceu a presença de todos. Explicou sobre a importância do registro fotográfico para a ilustração de matérias que são publicadas na intranet. O quanto que o talento em cada clique faz a diferença.

— Temos aqui o olhar do fotojornalismo, o olhar teórico e acadêmico, o olhar da fotografia mais artística, diversas formas de pensarmos fotografia e gênero — afirmou.

Participaram dos debates João Rios, servidor do Senado e fotógrafo, Elizete Bomfim, fotógrafa profissional, Geraldo Magela, fotógrafo da Agência Senado e Sinara Bertholdo, professora de fotografia na Universidade de Brasília (UnB).