Rafaela Silva conquista primeiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos

Nesta segunda-feira, 8 de agosto, a judoca negra Rafaela Silva, de 24 anos, nascida na Cidade de Deus, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil, em luta contra a atleta da Mongólia Sumiya Dorjsuren.
09/08/2016 14h40

Rafaela judoca agência BrasilNesta segunda-feira, 8 de agosto, a judoca negra Rafaela Silva, de 24 anos, nascida na Cidade de Deus, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil, em luta contra a atleta da Mongólia Dorjsürengiin Sumiya.

Rafaela é uma das atletas contempladas pelo programa Bolsa Atleta Pódio, parte do Plano Brasil Medalhas, lançado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com finalidade de ampliar os investimentos nos esportes com chances de conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro.

A vitória da judoca ganhou repercussão em todo país, tanto pelo pioneirismo da conquista quanto pela superação da depressão após sofrer ataques racistas quando foi desclassificada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado, é preciso reconhecer e estimular o protagonismo da mulher em todas as instâncias da sociedade. “O esporte é uma ferramenta de luta pela igualdade de gênero”, disse a senadora, “e a vitória de Rafaela só mostra como a oportunidade garante o empoderamento da mulher e sua ascensão”.

A secretária-adjunta de Direitos Humanos de São Paulo, Djamila Ribeiro, militante do movimento negro e feminista, exaltou o simbolismo da vitória da “moça vítima de racismo em 2012 e, agora, campeã olímpica” e disse “que com oportunidade é possível melhorar o país como um todo”.

Foto: Agência Brasil/Reuters/Kai Pfaffenbach/Direitos Reservados