Promul realiza Oficina Saúde da Mulher em Parintins

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado (Promul) e a Procuradoria da Mulher de Parintins (AM) uniram forças para realizar duas sessões da “Oficina Saúde da Mulher: autonomia no corpo e na vida”.
30/11/2017 13h09

 

Veja mais fotos no flickr: http://bit.ly/2i40dSj

 

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado (Promul) e a Procuradoria da Mulher de Parintins (AM) uniram forças para realizar duas sessões da “Oficina Saúde da Mulher: autonomia no corpo e na vida”, dia 24 de novembro, na Câmara Municipal da cidade de Parintins (AM).

A atividade foi ministrada pela jornalista e fisioterapeuta Rita Polli, coordenadora da Promul, que também levou aos parintinenses as palavras de saudação da Procuradora da Mulher no Senado Federal, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM).

“Estamos na campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres, um período de grande mobilização nacional e internacional e que é uma oportunidade para municípios, estados e os órgãos federais fortalecerem a rede de proteção e atenção à mulher”, disse Rita Polli.

Esqueleta

A atividade realizada no Plenário Raimundo Almada, da Câmara de Vereadores, atraiu um público de cerca de 60 parintinenses, divididas em turmas pela manhã e pela tarde

Com auxílio da “Esqueleta”, um esqueleto anatômico em tamanho real, Rita abordou, entre outros conteúdos, a saúde preventiva de doenças indicadas pelo Ministério da Saúde e seus impactos no cotidiano da vida das mulheres; as garantias legais da saúde da mulher; e a visão de alteridade e consciência cidadã, abrangendo direitos sexuais e direitos reprodutivos no âmbito do programa Rede Cegonha, com informações sobre leis federais e distritais no campo dos direitos humanos e da proteção da mulher contra a violência doméstica no contexto da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006).

A estudante de enfermagem, Clea Beltrão, avaliou como positiva a dinâmica. “Foi um dia muito produtivo. É a primeira vez que estamos tendo essa oportunidade de participar desse curso de formação sobre a saúde da mulher, pois vemos a valorização das mulheres. Tenho certeza que sairemos daqui prontas para repassar adiante os conhecimentos obtidos na oficina”, destacou Clea.

Valorização

Para a Procuradora da Mulher na Câmara de Parintins, vereadora Vanessa Gonçalves (PROS), as atividades desenvolvidas na oficina corresponderam às expectativas criadas em torno do projeto idealizado pela senadora Vanessa Grazziotin e realizado com muito dinamismo por Rita Polli.

“Foi um evento que proporcionou a integração, formação e, principalmente, a valorização da figura feminina. É assim que gostamos de trabalhar, organizando ações que contemplem diretamente a população parintinense”, comentou Vanessa.

Estiveram presentes, entre outras autoridades locais que prestigiaram o evento: Maria de Jesus Freitas da Silva, vice-presidente da Associação de Mulheres de Parintins; Alberto Cristiano Soares, presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Parintins; Daizes Caldeira, representando o Secretário de saúde de Parintins, Clerton Florêncio; Adeandra Rodrigues Ferreira, chefe do Departamento da Rede de Proteção Social, representando a Secretária Municipal de Assistência Social, Zeila Márcia; e Alessandra Guimarães Sarmento (presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM), em Parintins.


(Com informações e fotografias de Karine Nunes e Mayara Carneiro, Assessoria de Comunicação da Câmara de Parintins)