ProMul participa de encontro nacional feminino de capoeira

06/06/2018 14h50

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado participou nos dias 25 e 26 de maio do IV Enfecca – Encontro Nacional Feminino Cultural de Capoeira. Rita Polli, coordenadora da ProMul, participou da mesa sobre assédio moral e sexual, apresentando o trabalho realizado na Procuradoria.

O evento, organizado pela Contramestra Bad, do Terreiro Capoeira, aconteceu no Auditório da Administração Regional do Paranoá. Visando a integração e fortalecimento do papel da mulher na capoeira e na sociedade, o encontro ofereceu oficinas de capoeira, de defesa pessoal, roda de capoeira, coquetel e show na abertura.

Jeniffer Santos, integrante do grupo Raízes do Brasil do Amapá e técnica da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes – SEAFRO (AP), participou do evento. Ela também é coordenadora do Movimento Capoeira Mulher do Pará e do Coletivo Mulheres que Gingam do Amapá, e falou sobre assédio moral e sexual no esporte e principalmente na capoeira.

“Atualmente os casos de assédio moral e sexual estão sendo discutidos em todas as modalidades esportivas e na capoeira não poderia ser diferente. Tentamos levar a mensagem para que nossas companheiras entendam que após o primeiro “não”, qualquer insistência em relação a propostas ou piadas de cunho sexual ou moral é considerado assédio”, destacou Jeniffer.

Também estiveram presentes: Mestra Suely (DF), Mestra Jerusa (DF), Mestra Shirra (RN) e Contramestra Michelinha (DF); Rita Polli, coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher do Senado e Manoel Cardoso Magalhães, Conselheiro Tutelar do Paranoá – DF e Diretor Presidente da OSCIP Resgate da Vida – Paranoá.