ProMul e Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados divulgam ações do Outubro Rosa

29/09/2021 19h35

As normas sanitárias de combate ao Covid-19 restringirão, mas não impedirão a realização de uma série de atividades tradicionalmente promovidas pelas parlamentares do Senado e da Câmara durante o Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade.

Além da iluminação tradicional dos prédios da Câmara e do Senado na cor rosa, estão programados: exposição fotográfica de mulheres mastectomizadas; campanhas de doação de lenços e de corte de cabelo; ação para promover a realização de mamografias gratuitas para funcionárias terceirizadas; projeção de frases de conscientização sobre o câncer da mama e audiências públicas.

Abertura

Neste ano, a abertura oficial do Outubro Rosa ocorrerá no próximo dia 4, uma segunda-feira. Às 18 horas, as luzes das cúpulas e das torres do Congresso Nacional ganharão uma tonalidade cor-de-rosa, para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“A iluminação especial que o Congresso Nacional recebe até o final do mês de outubro é o símbolo do nosso comprometimento com o esforço internacional na luta contra o câncer de mama”, destaca a procuradora Especial da Mulher no Senado, senadora Leila Barros (Cidadania-DF).

 

Importância

ProMul e Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados divulgam ações do Outubro Rosa

A procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), afirma que a campanha Outubro Rosa está diretamente ligada a um dos papeis da Secretaria da Mulher da Câmara.

“É nosso dever contribuir para acolher, orientar e ajudar as mulheres na garantia de seus direitos, no enfrentamento à violência e na ampliação de políticas públicas voltadas às mulheres em diversas áreas, inclusive na saúde. E a campanha Outubro Rosa, que participamos anualmente, prioriza a conscientização sobre a prevenção e o tratamento do câncer nas mulheres”, disse.

Segundo a coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, deputado Celina Leão (PP-DF), a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados tem contribuído anualmente com a propagação de informações por meio de campanhas educativas voltadas para o público feminino.

“É essencial orientar as mulheres para maiores cuidados com a saúde. Em outubro, nossas ações se voltam para a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos de câncer que afetam as mulheres como o de colo do útero”, disse.

 

Exposição e Projeção

No dia 4 de outubro, será iniciada a exposição fotográfica Simplesmente Amor, promovida pela Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, que permanecerá no Espaço Galeria, do Senado, até o dia 29 de outubro.

No dia 19 de outubro, quando é celebrado o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, a Recomeçar promoverá, às 18h, ação de projeção de imagens e frases de conscientização sobre o câncer de mama no prédio principal do Congresso Nacional.

Lenços e cabelos

Pelo quarto ano consecutivo, a Liga do Bem, que reúne servidores e colaboradores do Senado, promoverá campanha de arrecadação de lenços e de cortes de cabelos que serão doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer e ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar.

Caixas serão deixadas nas entradas principais do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, para que os/as servidores/as, parlamentares e público externo possam deixar as doações (lenços, bonés,chapéus, cabelos, perucas, laçarotes, tiaras). O corte de cabelo será realizado em salões parceiros.

Parcerias

Os colegiados da Câmara dos Deputados e do Senado Federal firmaram muitas parecerias para realizar eventos relativos ao Outubro Rosa.

Serão parceiros das atividades do Outubro Rosa no Congresso Nacional: o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), o Instituto Nacional do Cânceer (Inca), o Ministério da Saúde, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópricas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), o Instituto Oncoguia, o Instituto Lado a Lado Pela Vida, o movimento Todos Juntos contra o Câncer, o Hospital do Amor, a Liga do Bem e a Recomeçar – Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília.

 

Confira a programação completa do Outubro Rosa no Congresso Nacional:

HORA

COMPROMISSO

LOCAL

4/10

18h

Abertura Oficial do Outubro Rosa - Acendimento das luzes

Salão Negro e na Rampa do Congresso Nacional

04/10 a 29/10

sem abertura oficial

Exposição de foto da  Recomeçar

Espaço Galeria

5/10

A definir

Comissão Geral para Debater as Consequências da Pandemia para o Diagnóstico e Tratamento dos Cânceres

Plenário Ulysses Guimaraes
(a confirmar)

7/10

15h

Audiência Pública:

"A importância da Navegação de pacientes para a melhoria da atenção ao câncer de mama"

Departamento de comissões, E-democracia e Youtube da CD e Secretaria da Mulher

14/10

15h

Audiência Pública:

"O Enfrentamento ao Câncer de Mama nas jovens mulheres - 18 a 49 anos"

Departamento de comissões,

E-democracia e Youtube da CD e Secretaria da Mulher

19/10

18h

Projeção  frases imagens da Exposição da Recomeçar

Prédios e Cúpulas do CN

21/10

15h

Audiência Pública

"As consequências da Pandemia para o diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama e de útero no Brasil"

Departamento de comissões, E-democracia e Youtube da CD e Secretaria da Mulher

25/10

A DEFINIR

Lançamento da Segunda Edição do Plano de Equidade - Senado Federal

A definir

27/10

A DEFINIR

Conversa sobre superação, resiliência e alcance de resultados com mulheres/atletas e medalhistas.

On-line

28/10

15h

Audiência Pública

"A aplicabilidade das Leis 10.223/2001, 12.802/2013 e 13.770/2018 da Reconstrução  mamária no Brasil"

Departamento de comissões, E-democracia e Youtube da CD e Secretaria da Mulher