Procuradoria publica versões virtuais de cartilhas sobre saúde da mulher e Lei Maria da Penha

27/09/2022 15h34

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado (ProMul) disponibilizou as versões digitais da 4ª Edição da Cartilha Lei Maria da Penha: Perguntas e Respostas e da inédita cartilha Saúde da Mulher. “Ambas as publicações têm o propósito comum de prover informação fácil e acessível a todas as mulheres, o que corresponde a um desígnio e a uma orientação da senadora Leila Barros, que é a procuradora Especial da Mulher do Senado”, destaca a coordenadora da ProMul, Isis Siqueira Marra.

Publicada pela primeira vez em 2015, a cartilha Lei Maria da Penha: Perguntas e Respostas, nesta 4ª edição, incorpora 11 mudanças legislativas promovidas entre 2017 e 2021 na Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha. “A função desta cartilha é salvar vidas”, escreve a senadora Leila Barros em sua apresentação do material, estruturado em 31 perguntas e respostas.

Já a cartilha Saúde da Mulher responde a uma aspiração antiga de senadoras e deputadas, finalmente materializada pela publicação do material preparado pela diretora do Departamento Médico da Câmara dos Deputados, drª Rosana Miranda S. M. Barretto.

De modo acessível, a cartilha contempla informações sobre doenças exclusiva ou majoritariamente mais presente em mulheres: depressão, câncer de colo de útero, doenças cardíacas, câncer de mama, câncer de cólon e reto, trombose, endometriose, osteoporose e vaginite.

O material tem dupla apresentação, sendo assinado pela líder da Bancada Feminina do Senado, senadora Eliziane Gama, pela procuradora Especial da Mulher do Senado, senadora Leila Barros, pela coordenadora da Secretaria da Mulher, deputada Celina Leão e pela procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma.

Acesse, conheça e divulgue o material:

Cartilha Saúde da Mulher

https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/proc-publicacoes/cartilha-saude-da-mulher-2022

Cartilha Lei Maria da Penha: Perguntas e Respostas (4ª edição – 2022)

https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/proc-publicacoes/cartilha-lei-maria-da-penha-2022