Procuradoria inaugura campanha Voz e Vez da Mulher no Senado

12/03/2020 13h45

 

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado lançou, nessa quarta-feira (11), a campanha Voz e Vez da Mulher como parte das atividades do movimento Março Mulheres na Casa. Cinco painéis com frases motivadoras sobre mulheres a serem completados por qualquer pessoa foram instalados em pontos diferentes do Congresso Nacional. Um deles, no Salão Azul, apresenta a frase O Parlamento precisa das Mulheres para...

Com discurso caloroso sobre o tema da campanha, a senadora Zenaide Maia (PROS-RN) reforçou a necessidade de haver mais mulheres representando a população em cargos eletivos, o que, segundo a parlamentar, é fundamental para contribuir com o progresso da nação.

— Mulheres brasileiras: a única forma de ajudarmos nosso estado, município e país é através da política. Precisamos estar nos postos de comando porque, quando lá estamos, nós representamos, no mínimo, 50% dos brasileiros. Mulheres: não vamos nos limitar só ao mês de março. Temos que lutar todos os dias — afirmou a senadora.

O senador Luiz Pastore (MDB-ES), suplente da senadora Rose de Frentas (Podemos-ES) – que é titular da Procuradora Especial da Mulher no Senado (afastada por licença médica) –, elogiou a iniciativa e deixou uma frase enaltecendo a mulher como responsável pela continuidade da espécie humana.

— Eu gosto da mulher em todos os lugares, mas no meio ambiente é ela que mais impõe as regras para este mundo. Lindo o que vocês estão fazendo — elogiou Luiz Pastore.

Já o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ressaltou que os painéis são mais um instrumento de diálogo do Senado com a sociedade.

— Nós temos uma bancada bastante representativa de mulheres e precisamos muito delas para que possam ajudar a fortalecer e ajudar o Brasil — disse o senador.

Coordenadora do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado, Dalva Moura representou a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, na inauguração. A frase do painel por ela completada ficou: O Parlamento precisa das mulheres para a plena democracia. Dalva foi motivada, segundo explicou, pela necessidade de aumentar a representatividade feminina no Poder Legislativo.

— Cada vez que a gente pensa na mulher na política, nós estamos trazendo para dentro do Parlamento nossa sensibilidade, sentimentos, dores, alegrias, vitórias e aquilo que buscamos como igualdade. É preciso fazer representar esse olhar feminino do mundo. É preciso fazer valer a experiência feminina — afirmou a servidora.

Opine

Como parte dos eventos comemorativos do Março Mulheres, organizado pela Diretoria-Geral (DGer) em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, os painéis visam estimular o público a se pronunciar com frases motivadoras que podem ser completadas em post its disponibilizados nos totens.

Um dos cinco painéis está localizado próximo à entrada do Salão Verde da Câmara dos Deputados, no Anexo 1. Nele, a frase a ser completada é: No mês da mulher, deixe o seu recado...

Em outro, no Salão Azul, em frente às bandeiras, as pessoas podem completar a frase O Parlamento precisa das Mulheres para...

Ao lado da entrada da Ala Teotônio Vilela está o totem com a mensagem Nós, mulheres, queremos ...

Já na entrada do Anexo 2, próximo ao Restaurante dos Senadores, as pessoas podem completar a frase Falar sobre as mulheres no poder...

Há ainda outro painel na entrada do Interlegis/ILB com a frase: Nós, mulheres, queremos que o Senado...

Projeto

Após o encerramento da campanha no final do mês, a equipe da Procuradoria da Mulher vai compilar, classificar, publicar e encaminhar as manifestações recebidas às parlamentares e aos órgãos competentes. O próximo passo será avaliar as mensagens para que promovam mudança na realidade dessas mulheres a fim de que essas sugestões possam virar projeto de lei.

inauguração março mulher 2020inauguração março mulher 2020 (02)