Procuradoria da Mulher lamenta feminicídio no DF
NOTA DE SOLIDARIEDADE
A Procuradoria Especial da Mulher do Senado (ProMul), no exercício de sua atribuição de zelar pelos direitos das mulheres, expressa sua solidariedade aos amigos e familiares de Anariel Roza Dias, 39 anos, que na madrugada desta 4ª feira, 16 de agosto, tornou-se a 24º vítima de feminicídio no Distrito Federal (DF).
O assassino confesso de Anariel é o ex-companheiro, que a matou num ponto de ônibus de Ceilândia, região administrativa do DF, a golpes de foice, e depois se entregou na Delegacia de Polícia.
Não podemos conviver indiferentemente com um fato como este, o segundo feminicídio que o Distrito Federal conhece durante a primeira comemoração do Agosto Lilás – campanha de conscientização pela erradicação da violência contra as mulheres.
A banalização deste crime nos faz esquecer que o Art. 6º da Lei Maria da Penha definiu a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos, isto é, a direitos que também ferem – a cada crime – a humanidade comum que todas/os compartilhamos e que nos define a cada um de nós como ser humano.
A procuradoria Especial da Mulher novamente se solidariza com amigos e familiares de Ariel e ratifica seu compromisso de não descansar enquanto não cessarem de acontecer mortes evitáveis como a de Anariel Roza Dias.
Senadora Zenaide Maia
Procuradora Especial da Mulher do Senado