Procuradoria da Mulher do Senado se solidariza com amigos e parentes de vítimas de feminicídios no DF

03/07/2023 10h37

Nesta 2ª feira, a procuradora Especial da Mulher do Senado, senadora Zenaide Maia (RN), pediu ações contra a epidemia de feminicídios no Distrito Federal. Em nota de solidariedade a amigos/amigas e familiares de vítimas de feminicídio, motivada pelo assassinato da 20ª mulher em apenas seis meses, a senadora disse que é urgente debelar essa onda de crimes, mas que é necessário investir maciçamente na educação das novas gerações, em todos os municípios do Brasil.

Leia a íntegra: 

NOTA DE SOLIDARIEDADE

 

No seu dever de zelar pelos direitos das mulheres, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado vem se solidarizar, mais uma vez, com familiares e amigos/as de vítimas de feminicídios no Distrito Federal (DF).

A poucas horas do fim do primeiro semestre de 2023, na 6ª feira, 30 de junho, a enfermeira Patrícia Pereira, de 41 anos de idade, foi morta na frente de dois filhos seus, uma moça de 22 e um adolescente de 14 anos.

O tiro que matou Patrícia foi desferido pelo próprio marido, uma constante nos assassinatos de mulheres qualificados como feminicídio, e a transformou na 20ª vítima deste tipo de crime no DF em 2023.

Em seis meses, houve mais feminicídios no DF do que em todo ano de 2022. Cobraremos as autoridades. É um dever encontrar formas de debelar esta epidemia feminicida que não parece ter fim, mas é necessário também investir na sua origem, com base na educação.

Nossa LDB ensina que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

É urgente fortalecer as iniciativas que alcancem, em especial, a educação escolar em todos os nossos 5.570 municípios e façam nossas crianças vibrarem com a defesa do direito à vida e a uma vida com boa qualidade, sem espaço para a violência de gênero.

Ao manifestar nossa solidariedade aos familiares e amigos/amigas de Patrícia Pereira e demais vítimas de feminicídios no DF, reiteramos nossa disposição de envidar todos os esforços para fazer da educação uma mola para a eliminação do feminicídio em nossa sociedade.

 

Senadora Zenaide Maia

Procuradora Especial da Mulher do Senado