Procuradoria da Mulher do Senado divulga atividades para o Mês das Mulheres

05/03/2022 14h00

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado (ProMul) participará de uma série de atividades para comemoração do Mês das Mulheres, com a expectativa de que muitos projetos da pauta feminina também sejam aprovados.  Comemorado no dia 8, o Dia Internacional da Mulher ficou pequeno diante de tantas mobilizações que motiva. O mês inteiro passou a ser ocasião de atividades de mobilização feminina – ainda mais num ano como 2022.

Este ano, as eleições federais e estaduais para o Executivo e Legislativo coincidirão com muita reflexão e balanço sobre o significado dos 200 anos da Independência do Brasil (7 de setembro) e dos 90 anos de Conquista do Voto Feminino (24 de fevereiro). A diferença de 110 anos entre uma data e outra faz pensar no que o Brasil já seria, caso as mulheres votassem e fossem votadas desde a Independência.

“Quanto mais a gente conhece a história da conquista dos nossos espaços políticos, a gente vê que nossos passos vêm de longe e que o caminho que trilhamos custou muita luta àquelas mulheres que nos antecederam, como Bertha Lutz e todas as sufragistas, cujos nomes nos cabe conhecer e honrar sempre, cada vez que subimos à tribuna”, afirma a senadora Leila Barros, procuradora Especial da Mulher.

Encontro nacional

No dia 7 de março, segunda-feira, em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, órgão que reúne a Coordenadoria da Bancada e a Procuradoria da Mulher da Câmara, a ProMul participará do II Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher, que será realizado em formato semipresencial no Plenário 3 das Comissões da Câmara dos Deputados, das 9h às 17h.

No dia 8 de março, às 10h, o dia Internacional da Mulher será comemorado em Sessão Solene Conjunta, no Plenário do Senado Federal, em formato semipresencial. De tarde, às 16 horas, os senadores e as senadoras se reúnem para apreciar projetos da pauta feminina na Sessão Deliberativa Ordinária. À noite, às 19h, há previsão (a confirmar) de apresentação da Orquestra Sinfônica da Aeronáutica, no Salão Negro, para marcar o acendimento das Luzes do Congresso Nacional.

Sexta-feira, dia 11 de março, às 10h, será o lançamento virtual da Rede de Equidade – inclusão e diversidade no serviço público, em plataforma de videoconferência. O link será disponibilizado via WhatsApp e a participação depende do envio de nome, cargo, instituição e número de celular (com WhatsApp, para o email eventos@senado.leg.br.

Bertha Lutz

Dia 23 de março, é a data da entrega do Prêmio Bertha Lutz. Criado em 2001, o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz é um dos mais prestigiosos do país. É outorgado a pessoas que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e seu nome homenageia uma das mulheres notáveis que protagonizaram a conquista do voto feminino.

Antes mesmo do grande destaque que obteve na chamada luta sufragista, coroada pela conquista do direito a votar e ser votada em 1932, a bióloga Bertha Maria Júlia Lutz tinha sido, em 1919, representante brasileira no conselho Feminino Internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando foram aprovados os princípios de salário igual para ambos os sexos e de inclusão da mulher no serviço de proteção aos trabalhadores.

Dia 29 de março, em plenário a definir, na Câmara dos Deputados, a ProMul participará de debate sobre os 90 anos do Voto Feminino, em plenário a definir. A Câmara dos Deputados tem outras atividades marcadas, como a outorga da Medalha Mietta Santiago (advogada que ganhou na Justiça o direito de votar e ser votada ainda em 1928), que podem ser conhecidas no endereço https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/eventos/campanha-marco-mulher-programacao-2022.

A Diretoria Geral do Senado também preparou um calendário de atividades gerais e específicas:

https://intranet.senado.leg.br/noticias/documentos/marco_mulheres_programacao.pdf/

 

 

Data

Programação, horário e local previstos

07/03 - Segunda-feira

II Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher

Horário: das 09 às 17 horas

Local: Plenário 3 das Comissões (formato semipresencial)

Realização: Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados

08/03

- Terça-feira

Sessão Solene Conjunta do Congresso Nacional

Horário: 10 horas

Local: Plenário do Senado Federal (semipresencial)

Realização: Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal

 

08/03

- Terça-feira

Apresentação musical e acendimento das Luzes do Congresso Nacional

Horário: 19 horas

Local: Espaço Externo - Edifício do Congresso Nacional

Realização: Secretaria da Mulher (CD) e Procuradoria Especial da Mulher (SF)

11/03

- Sexta-Feira

Cerimônia de lançamento da Rede de Equidade – Inclusão e Diversidade no Serviço Público

Horário: 10h

Local: evento realizado por videoconferência

Realização: Senado Federal

23/03

- Quarta-feira

Cerimônia de entrega do Diploma Bertha Lutz

Horário: A definir

Local: A definir

Realização: Senado Federal

29/03

- Terça-feira

Debate sobre o tema “90 Anos do Voto Feminino”

Horário: das 15 às 17 horas

Local: Plenário a definir 
Realização: Secretaria da Mulher, Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), Comissão dos Direitos da Mulher (CMulher-CD) e Procuradoria Especial da Mulher (SF)

OBS: ao final do debate, será lançada a Exposição virtual sobre os “90 anos do Voto Feminino no Brasil“.