Procuradora da Mulher participa do 1º encontro das bancárias da Bahia e Sergipe

Aconteceu em Saubara-Bahia, nos dias 2 e 3/4, o 1º Encontro das Bancárias da Bahia e Sergipe promovido pela Federação dos Bancários da Bahia. Participaram 133 pessoas, sendo 116 mulheres e 17 homens de todas as bases sindicais, além da presença de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado Federal e da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA).
05/04/2016 09h50

Aconteceu em Saubara-Bahia, nos dias 2 e 3/4, o 1º Encontro das Bancárias da Bahia e Sergipe promovido pela Federação dos Bancários da Bahia.  Participaram 133 pessoas, sendo 116 mulheres e 17 homens de todas as bases sindicais, além da presença de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado Federal e da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA).

Na Bahia, apenas 12,7% dos cargos eletivos são ocupados por mulheres. Entre os 5.065 postos representativos eleitorais, encontram-se apenas 642 mulheres, o estado possui 52% do eleitorado feminino. Já em Sergipe as mulheres ocupam 136 dos 899 cargos de representação política, o que corresponde a 15% do total. Segundo Vanessa Grazziotin, que palestrou sobre a "Mulher bancária e equidade de gênero na ascensão a cargos de poder político no Brasil", o percentual de representação feminina no Congresso Nacional ainda é muito baixo, em média de 10%, para a senadora “é importante manter a mobilização, para candidaturas de mulheres nas próximas eleições, principalmente neste momento de crise política e econômica para evitar retrocessos em direitos sociais”.

Grassa Felizola, bancária e diretora de Gênero da Feebbase, acredita que o encontro foi importante para debater a emancipação da mulher nos espaços de poder. Segundo a bancária “a luta não é só das mulheres. Este foi tema que a gente colocou e foi com este objetivo que convocamos este encontro. Eu acredito que daqui saiam mulheres empoderadas, mulheres buscando se inserir na luta. O que nós vimos aqui foi uma coisa esplêndida, com bancárias da base participando ativamente dos debates, indo para frente e pegando o microfone para dar sua opinião. Isso foi maravilhoso”, comemorou”

O evento também contou com a palestra de Petilda Vazquez, historiadora, que falou sobre a mulher como sujeito de realização humana e os desafios no mundo do trabalho, Adson França, médico, que palestrou sobre Sexo, Eros e Amor e de Ivânia Pedreira, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB que falou sobre Mulher e Poder.

 

Fotos: Manoel Porto

Com informações da Federação dos Bancários da Bahia.