Procuradora da Mulher do Senado saúda posse de presidenta da União Nacional dos Estudantes

15/07/2015 09h50

A nova diretoria da entidade máxima dos estudantes universitários tomou posse nesta terça-feira (14/7) tendo à frente Carina Vitral, aluna do curso de economia da PUC de São Paulo.
O ato político na Câmara dos Deputados reuniu lideranças dos movimentos sociais e de mulheres; parlamentares e ex-dirigentes da entidade, que pela sexta vez é presidida por uma mulher.
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembrou que atualmente no Brasil as mulheres são maioria entre os estudantes e também no eleitorado, mas representam apenas cerca de 10% das cadeiras no Parlamento. "Essa força feminina à frente da organização dos estudantes é um incentivo para que as mulheres conquistem cada vez mais espaços de representação em todos os setores da sociedade", disse a senadora. 
Carina Vital reafirmou a disposição de luta dos estudantes em defesa da democracia e da educação; e os parlamentares destacaram o importante papel da entidade nas conquistas do povo e da educação brasileira.
A nova diretoria da UNE foi eleita no 54º Congresso da entidade, ocorrido em junho, em Goiânia (GO), que reuniu mais de seis mil jovens. A nova presidenta Carina Vitral sucede a Vic Barros. Essa foi a primeira vez que houve uma sucessão entre mulheres na entidade, o que reflete o empoderamento da mulher que ocorre no movimento estudantil e fortalecimento do feminismo na UNE.
De mulher pra mulher
Vic Barros, que passou o cargo para Carina Vitral, disse que no momento em que o discurso do ódio perdeu a vergonha de mostrar a cara - o ódio contra a democracia, contra a política etc - o espaço do movimento estudantil é espaço para declarar o amor – “amor pelo Brasil e pelo povo brasileiro”, disse, anunciando que “maiores vitórias ainda estão por vir.”
A presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM), Lúcia Rincon, destacou que as mulheres estão ao lado de todos os homens, em defesa da democracia. E que o avanço da sociedade interessa ao conjunto das mulheres e homens. A representante da União da juventude Socialista (UJS), Maria das Neves, foi convidada a entregar à nova diretora da UNE a camiseta da Marcha das Margaridas.