Senadora Vanessa participa do programa 'Porta Aberta', nova atração da TV Senado

18/04/2018 10h25

O Porta Aberta, estreado no último dia 7, é o novo programa da TV Senado. Com formato documental, a atração tem a ideia de conversar com cidadãos, contar suas histórias e experiências. A partir disso, a intenção é promover uma interlocução com senadores que tratem sobre os temas relacionados a estes relatos. O programa é semanal e transmitido sempre aos sábados, às 19h. A reprise acontece aos domingos no mesmo horário. Nesta semana, será transmitido o 3º episódio.

— O nome Porta Aberta remete ao fato de que, tanto o cidadão, quanto o senador, abrem as portas de suas casas com o intuito de dialogarem. Em um dos episódios, por exemplo, uma psicóloga abordou a questão da violência doméstica. Fomos até a casa dela, onde nos relatou sobre a vulnerabilidade destas mulheres. Depois, seguimos com ela até o gabinete da senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM), momento em que interagiram e conversaram. A senadora defende a empregabilidade para vítimas de violência doméstica e familiar — destaca a chefe do Serviço de Interprogramas, Nara Riella.

Em outro episódio, sobre startups , um convidado e o senador José Agripino (Dem-RN) falaram sobre empreendedorismo. Outra temática abordada foi o Estatuto do Cigano e o cidadão representante conversou com o senador Hélio José (Pros-DF). O Porta Aberta é voltado para todos os públicos e os temas vão desde aos direitos sociais e humanos à ciência e tecnologia. Já foram gravados 13 episódios com pautas também sobre agricultura familiar e micropolítica, entre outros.

— O contato direto do cidadão com o senador é um dos diferenciais. Ele tem a possibilidade de viver um dia no Congresso, entender melhor o contexto político e dialogar com um senador. Em contrapartida, para o senador a oportunidade é de ser sobretudo, um ouvinte. Essa troca é enriquecedora porque é algo que vai além dos dados e das estatísticas. Estar com um cidadão que vive, no dia a dia, algo específico sobre o tema tratado, pode contribuir na visão de mundo deste parlamentar — acrescenta Nara Riella

Assista aos episódios:

Violência doméstica

Startups