Palestra oferece dicas para conciliar tarefas domésticas e profissionais

18/05/2018 11h20

 

Flávio Lacerda

 

 

Nesta quinta-feira (17) colaboradores e colaboradoras do Senado participaram de palestra da especialista em gestão de empresas e gerenciamento doméstico e pessoal Olivia Cicci. Em uma apresentação voltada principalmente para o público feminino, a especialista deu dicas para facilitar a rotina das mulheres que dividem suas vidas em duplas ou triplas jornadas. Uma nova apresentação ocorre nesta sexta-feira (18), a partir das 14h, no auditório do Interlegis.

A ação é promovida pela Procuradoria Especial da Mulher no Senado (Promul) e pela Diretoria-Geral do Senado. O método de gerenciamento que Olivia propõe é para organização da casa em dupla dimensão: física e mental.

— A nossa casa é o melhor lugar do mundo, nosso refúgio, lugar de repouso. Se a casa está bem, a gente pode sair de casa relaxada, pode colocar a bolsa no braço e ir para o trabalho mais descansada. A casa organizada recarrega nossas energias — enfatizou.

Gerenciar o tempo

Para a palestrante, os principais benefícios de uma pessoa se organizar para realizar as tarefas do dia a dia é ganhar tempo e desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Por isso, é preciso planejar.

— O tempo é a matéria-prima da vida. E estamos perdendo muito tempo com o celular hoje em dia, ele é ladrão do nosso tempo. Por isso, precisamos planejar o nosso dia e saber como usar o tempo que temos — estimulou Olivia.

Compartilhar tarefas

Um dos métodos propostos para que o tempo fique mais extenso é tentar diminuir a carga de trabalho doméstico. Uma das soluções seria dividir as tarefas de acordo com as habilidades de cada membro da família. Afinal, como lembra Olívia, a casa é de todos que nela habitam e não só de quem a organiza.

— Há décadas a sociedade aceitou que o gerenciamento do ambiente doméstico é obrigação da mulher, mas hoje percebemos que essa situação pode mudar para que de fato a divisão do trabalho seja compartilhada entre os membros das famílias, para que todos possam conciliar atividades profissionais com afazeres do dia a dia de forma igual — advertiu.

Planejar

Outra dica apresentada por ela na palestra diz respeito ao planejamento para compras de alimentos e regras para consumo e gastos com despesa da casa. Olivia ressaltou a necessidade de se anotar tudo e fazer uma lista que contenha valores a receber e a pagar de cada mês.

— Devemos planejar o cardápio das nossas refeições, verificar o que temos e não temos de alimento na geladeira e na despensa, pois assim evitamos o desperdício. Eu tenho uma caderneta na qual anoto as coisas que estão faltando. Também tenho uma agenda que serve para planejar os compromissos e criarmos prioridade das ações para o dia — ressaltou.

Orçamento

Um dos destaques da palestra foi o capítulo sobre orçamento doméstico. Ao questionar os presentes quais as perguntas que eles se fazem quando olham alguma roupa no shopping e querem comprar, as reações foram as mais diversas. Alguns responderam que nem se questionam ou não pensam se o dinheiro da compra vai fazer falta.

— A primeira pergunta deveria ser se eu tenho dinheiro para comprar! Se tiver, perguntar se esse dinheiro não vai fazer falta para algo mais importante. Devemos fazer um levantamento da situação atual, verificar se sobrou salário nesse mês, se está no cheque especial. Pois, comprar quando não se tem dinheiro dá muita dor de cabeça e grande ressaca financeira. Na maioria das vezes, o melhor a se fazer é respirar fundo e passar à frente ou voltar para casa — sugeriu.

Comunicação em casa

Um ponto importante levantado por Olívia para organização da casa refere-se à comunicação com os membros da casa.

— É preciso realizar um diálogo com os familiares, colocar os filhos para falarem como foi o dia deles, pois a casa é o laboratório da convivência, onde as crianças vão aprender a pedir desculpas, admitir erros. Então, precisamos fazer com que haja diálogo entre irmãos, pais e filhos.

Por fim, a apresentadora lembrou da necessidade de cuidar do corpo e da mente, incentivando os presentes a sempre realizar atividades físicas, comer alimentos saudáveis e dormir de 7 a 8 horas por dia.

Sobre a palestrante

Olivia Cicci é consultora em Organização e Planejamento. Formada em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trabalhou nas empresas IBM do Brasil e Acesita. É autora do livro “Arrumando a Casa”, de 2017.

 

Fonte: Comunicação Interna/ Senado Federal

Foto: Flávio Lacerda/Comunicação Interna