Paim lamenta desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho

06/03/2020 18h15

O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou, nesta sexta-feira (6), em Plenário, homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo (8). O senador chamou a atenção para o aumento dos índices de violência e ressaltou que, apesar de as mulheres investirem mais na educação, segundo o IBGE elas ganham quase 30% menos que os homens pelas mesmas tarefas e funções.

Ainda segundo o IBGE, entre homens, esse índice não passa de 21%. No topo da pirâmide salarial, aqueles que recebem mais de 20 salários mínimos, a situação se inverte: 0,4% das mulheres e 0,9% dos homens. Ou seja, há o dobro de homens recebendo um salário melhor que o das mulheres nessa faixa.

Paim considera que alguns diretos das mulheres estão ameaçados, por elas representarem uma classe vulnerável da sociedade. O senador também afirma que elas são um dos grupos mais penalizados no país.

— Quando movimentos reacionários colocam em risco a liberdade reprodutiva feminina, questionando a legislação já consolidada sobre o tema; quando a xenofobia motiva atos de crueldade contra mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade; quando a violência de parceiros e familiares, de tão corriqueira, passa ao largo da agenda fundamental que deveríamos ter. E por que não lembrar aqui o combate ao feminicídio — disse.

Paim lamenta desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho

Agência Senado

Foto: Marcos Oliveira  / Agência Senado