Oficina Senado Mulheres chega em Natal

17/05/2018 16h43

 

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) foi a anfitriã da Oficina Interlegis Senado Mulheres nas Casas Legislativas na capital Potiguar, que mobilizou órgãos públicos e dezenas de entidades comunitárias e sindicais para conhecer as iniciativas da bancada feminina e a pauta legislativa de 2018.

Ao saudar a presença da Procuradora Especial da Mulher do Senado, Fátima lembrou que Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) é “companheira de luta, que orgulha o povo do Amazonas e do Brasil, uma das vozes mais combativas na defesa da democracia e dos direitos das mulheres”.

O encontro no plenário da Assembleia Legislativa foi composto na parte da manhã por mesa de abertura e saudação, com representantes do legislativo local e lideranças políticas, estudantis e comunitárias.

Vanessa disse que a oficina irá colaborar em muito para chamar a atenção da população brasileira para a necessidade urgente de mudar os parâmetros de tratamento à mulher. Ela registrou o importante papel das mulheres potiguares, que ajudaram a escrever a história de resistência como a feminista Nisia Floresta, a indígena Clara Camarão e Alzira Soriano, primeira mulher prefeita do Brasil e da América Latina, em 1928 na cidade de Lajes.

“Estamos falando de um país que tem marcas profundas no passado e também no presente sobre histórias de discriminação contra a mulher, mas ontem como hoje as mulheres dizem não à violência, não ao feminicídio e seguem lutando aguerridas e determinadas em mudar essa realidade”, defendeu.

Érika Canuto, promotora de Justiça e coordenadora nacional da Comissão Permanente de Violência Doméstica falou sobre as discriminações e diferenças salarias sofridas pelas Mulheres nas áreas das ciências, administração pública, da política, do trabalho, do esporte e como a partir dessas discriminações surgem as violências.

Estiveram presentes: Carlos Augusto, deputado estadual (PCdoB-RN); Cristiane Dantas, deputada estadual (PPL-RN) e presidente da Frente Parlamentar da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; Ana Lúcia Raymundo, Defensora Pública e coordenadora do Núcleo Especializado de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar (Nudem); Dalva Dutra, representante o Instituto Legislativo Brasileiro\Interlegis; Joana D’Arc, representante da União Brasileira de Mulheres; Maria de Fátima, professora Pró-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, neste ato representando a reitora, professora Ângela Paiva; Goretti Reis, deputada estadual (PSD-RN) e procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe; Teresa Freire, representante da Marcha Mundial de Mulheres; Ana Michele vereadora de Parnamirim pelo PT. Entre as entidades: CUT, CTB e UJS do Rio Grande do Norte.

Durante a tarde as mulheres participaram das oficinas: Dados e Análise do Observatório da Mulher contra a Violência, Ascensão Profissional de Mulheres e Saúde da Mulher – autonomia no Corpo e na Vida. As palestras aconteceram no auditório principal e todas as mulheres puderam dividir experiências, mostrar a realidade do Estado Potiguar e sugerir políticas públicas efetivas para os assuntos relacionados a temática feminina, ao empoderamento da mulher e seu espaço de poder e fala.