Oficina Senado Mulheres chega a Jaú

03/07/2018 14h25

A Câmara Municipal da centenária cidade paulista abriu as portas para a equipe do Senado compartilhar com a comunidade as experiências e ações da bancada feminina.

As cerca de 70 lideranças locais conheceram a Oficina Interlegis Senado Mulheres nas Casas Legislativas no dia no dia 29 de junho para discutir questões ligadas à saúde, ascensão profissional e políticas públicas para as mulheres.

A Oficina é uma parceria do Instituto Legislativo Brasileiro, da Procuradoria Especial da Mulher, da Diretoria Geral, do Observatório da Mulher contra a Violência, do Comitê de Gênero e Raça e do  Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado.

Iniciativa

O evento contou com a coordenação da vereadora Cléo Furquim (MDB), que solicitou à senadora Marta Suplicy (MDB) a vinda do programa, que já passou por outras cidades do Brasil.

“A senadora Marta Suplicy infelizmente pôde comparecer, mas é uma inspiração na luta das mulheres no município, inclusive para a construção do Hospital da Mulher”, disse as vereadora Procuradora da Mulher na Câmara.

Cléo Furquim também elencou conquistas femininas em Jaú e agradeceu a presença de várias pessoas e entidades locais. Segundo ela, o debate é mais uma etapa de busca de conhecimento e aprendizado e irá ajudar na elaboração de políticas públicas.

Casa Rosa

Rita Polli Rebelo, coordenadora da Procuradoria da Mulher do Senado, saudou o público em nome da procuradora Especial da Mulher, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), uma entusiasta da iniciativa.

Ela elogiou a experiência da Casa Rosa, um centro de referência de acolhimento da mulher de Jaú criado pela vereadora Cléo, e apresentou a página da Procuradoria da Mulher na internet, com as informações que podem ser acessadas.

Módulos

No primeiro módulo da Oficina, a analista do Senado Federal Eleonora Stanziona Viggiano discutiu a produção de dados sobre violência contra as mulheres, sensibilizando os órgãos locais sobre a importância do bom registro dos dados.

Baseando-se em estudos do Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado sobre o panorama de violência contra as mulheres, Eleonora destacou as bases de dados disponíveis, os avanços e desafios na obtenção e sistematização dos registros de violência.

Em depoimento emocionado – e que emocionou os presentes – Telma Venturelli, do Instituto Legislativo Brasileiro, ao qual o Programa Interlegis está vinculado, abordou a falta de respeito ao corpo de crianças e adultos vítimas de abuso e violência, de um ponto de vista quase pessoal. Para ela, professora há 28 anos, abordar temas como estes foram um momento muito desafiador.

Corpo

No Salão Nobre da Câmara, a fisioterapeuta e jornalista Rita Polli Rebelo conduziu o Módulo 2 da Oficina, com o tema "Saúde da Mulher: autonomia no corpo e na vida".

Com auxílio da “Esqueleta”, uma peça anatômica de tamanho natural, a dinâmica ofereceu informações técnicas sobre o funcionamento do corpo em suas características físicas, emocionais e psíquicas.

A oficina também elucidou as garantias legais em saúde das mulheres e a consciência cidadã, abrangendo direitos sexuais e direitos reprodutivos, com esclarecimentos sobre os direitos humanos e do enfrentamento à violência doméstica no contexto da Lei Maria da Penha.

 

Vida profissional

Já no Módulo 3 da Oficina, realizado no Cinema Municipal de Jahu, as facilitadoras Ramíla Moura e Cristina Monteiro abordaram o tema "Ascensão Profissional de Mulheres".

Articulando questões associadas a gênero, trabalho e raça, elas compartilharam conhecimentos e experiências sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras e as possibilidades de superação, visando a ascensão profissional.

O objetivo das oficinas é fazer o primeiro contato com lideranças que a partir de agora poderão acompanhar com mais proximidade e de forma organizada o trabalho da bancada feminina. A intenção é sugerir, acompanhar projetos e ações da senadora Marta, das deputadas federais e estaduais e vereadoras da região.

Atualmente, além da vereadora Cléo Furquim, Jaú conta com a vereadora Vivian Maira da Silva Marcos Soares (PSB).

A bancada federal tem as deputadas Ana Perugini (PT), Bruna Furlan (PSDB), Keiko Ota (PSB), Luiza Erundina (PSOL) e Mara Gabrili (PSDB).

Deputadas estaduais são Ana do Carmo (PT), Analice Fernandes (PSDB), Beth Sahão (PT), Célia Leão (PSDB), Clélia Gomes (AVANTE), Leci Brandão (PCdoB), Márcia Lia (PT), Maria Lúcia Amary (PSDB), Marta Costa (PSD) e Rita Passos (PSD).